Você sabe quanto tempo dura a pastilha de freio? Qual é a vida útil média?
Entender a durabilidade das pastilhas de freio é super importante para os proprietários de veículos, pois isso afeta diretamente a segurança do sistema de frenagem.
Pastilhas de freio são componentes presentes no sistema de freio de um carro, responsáveis por criar atrito contra os discos de freio, permitindo a desaceleração e a parada do veículo.
Apesar de serem feitas de um material resistente ao desgaste, as pastilhas eventualmente se desgastam e precisam ser substituídas.
A vida útil de uma pastilha de freio está, normalmente, durando entre 30.000 a 70.000 quilômetros, dependendo de fatores como estilo de condução, tipo de veículo, e condições de tráfego.
Além disso, a direção agressiva, frequentes paradas e arranques em tráfego urbano, e condução em terrenos montanhosos ou acidentados acelerarão ainda mais o desgaste.
E, é claro, neste artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre quanto tempo dura pastilha de freio. Vem com a Oficina Perto.
Como saber se a pastilha de freio está ruim?
Reconhecer os sinais de pastilhas de freio desgastadas servirá para a manutenção da segurança do seu veículo.
1. Ruídos ao frenar
Um dos sinais mais comuns de pastilhas de freio desgastadas são ruídos agudos, rangidos ou assobios ao frear.
Resumidamente, muitas pastilhas têm indicadores que fazem esse barulho quando estão ficando finas.
2. Espessura da pastilha
Verifique a espessura das pastilhas de freio. Se elas parecerem muito finas (menos de 1/4 de polegada), é hora de substituí-las.
3. Desempenho reduzido
Se você perceber que o carro não está respondendo ao freio, ou se o pedal de freio parece mais macio.
4. Vibração no pedal
Uma sensação de vibração no pedal de freio durante a frenagem.
5. Aviso no painel de instrumentos
Alguns carros têm um sistema de aviso que notifica o motorista quando é hora de verificar ou substituir as pastilhas de freio.
Quando se deve trocar as pastilhas de freio?
As pastilhas de freio devem ser substituídas quando mostram sinais de desgaste.
Apesar disso, a frequência de troca pode variar com base em vários fatores:
- Estilo de condução: Condutores que dirigem de forma mais agressiva ou em áreas urbanas com muitas paradas precisam substituir as pastilhas mais frequentemente.
- Condições de direção: Dirigir em áreas montanhosas ou realizar muitas paradas e partidas acelera o desgaste das pastilhas.
- Tipo de veículo: Veículos mais pesados ou aqueles que frequentemente transportam cargas pesadas apresentam um desgaste maior das pastilhas.
- Material da pastilha: Diferentes materiais de pastilha têm diferentes expectativas de vida útil.
Como regra geral, é aconselhável verificar as pastilhas a cada 10.000 a 20.000 quilômetros.
Apesar disso, indicamos que sempre consulte o manual do proprietário do seu veículo para recomendações.
Qual a vida útil de um disco de freio?
A vida útil dos discos de freio dependerá de aspectos bastante semelhantes aos que afetam as pastilhas de freio.
Em média, os discos de freio duram entre 80.000 a 120.000 quilômetros, mas essa expectativa acabará diminuindo com base no estilo de condução e no tipo de veículo.
Discos de freio duram mais que as pastilhas, mas ambos devem ser inspecionados regularmente.
Aliás, devem ser substituídos se apresentarem sinais de desgaste, como com o tempo. Ou, inclusive, se estiverem abaixo da espessura mínima especificada pelo fabricante.
Se os discos apresentarem ranhuras profundas, rachaduras ou empenamento, também precisam ser trocados. Vibrações ao frear são um sinal de que os discos estão empenados e precisam ser substituídos.
A manutenção preventiva do sistema de freio, incluindo a verificação regular e a substituição oportuna de pastilhas e discos, garantirá a segurança do veículo.
É perigoso andar com a pastilha de freio gasta?
Sim, é perigoso andar com a pastilha de freio gasta. Afinal, as pastilhas de freio são componentes presentes do sistema de frenagem de um veículo, responsáveis por criar o atrito necessário para diminuir a velocidade ou parar o carro.
Deste modo, quando as pastilhas estão gastas, sua capacidade de criar atrito é reduzida, levando, assim, a um aumento na distância de frenagem e, em casos extremos, à falha total do freio.
Além disso, pastilhas de freio desgastadas causam danos a outras partes do sistema de freio, como os discos de freio.
Assim sendo, quando as pastilhas se desgastam completamente, o metal da base da pastilha entra em contato direto com o disco de freio, causando riscos e danos irreparáveis que exigirão a substituição do disco.
Esse processo aumenta os custos de reparo, além de que coloca em risco a segurança do veículo e de seus ocupantes.
O que fazer depois de trocar as pastilhas de freio?
Após trocar as pastilhas de freio, existem algumas etapas que você deve seguir para assegurar, portanto, que funcionem corretamente a fim de prolongar sua vida útil.
Verificação e teste
Após a instalação, deve-se verificar se todas as peças foram montadas corretamente e se não há nenhum problema óbvio.
Faça um teste de condução em uma área segura para garantir que os freios estejam funcionando adequadamente.
Período de assentamento
As novas pastilhas de freio precisam de um período de assentamento, durante o qual você deve evitar frenagens bruscas e pesadas.
Dessa forma, permite que as pastilhas se ajustem aos discos de freio.
Condução
Nos primeiros 100-200 quilômetros após a troca, tente manter uma condução mais de leve, evitando frenagens desnecessárias e acelerações bruscas.
Verificações regulares
Faça verificações regulares nos primeiros dias após a troca para observar qualquer anormalidade, como ruídos estranhos, vibrações ou um pedal de freio muito macio.
O que estraga o disco de freio?
Vários fatores levarão ao desgaste ou danos nos discos de freio. Justamente por isso, a Oficina Perto separou os principais.
1. Uso excessivo
O uso excessivo dos freios, principalmente em condições de condução como tráfego pesado ou em estradas com muitos morros, causará superaquecimento e desgaste dos discos.
2. Pastilhas de freio desgastadas
Se as pastilhas de freio estiverem muito desgastadas, o metal da base entra em contato com o disco, causando ranhuras e danos.
3. Condução agressiva
Frenagens bruscas e constantes aumentam o desgaste dos discos.
4. Falha no sistema de freio
Problemas como caliper de freio travado ou fluido de freio contaminado também causam danos aos discos.
5. Condições ambientais
Em alguns casos, fatores ambientais, como exposição a produtos químicos corrosivos ou sal (em regiões com neve), corroem ou danificam os discos.
Para manter a integridade dos discos de freio, deve-se seguir uma rotina regular de manutenção do veículo, incluindo a verificação e substituição das pastilhas de freio quando necessário.
Quantas pastilhas de freio tem em cada roda?
A quantidade de pastilhas de freio em cada roda de um veículo depende do sistema de freio utilizado. Na maioria dos carros lançados atualmente, são utilizadas duas pastilhas de freio por roda nos sistemas de freio a disco, que são os mais comuns atualmente.
Este sistema consiste em um disco de freio, um caliper (que é uma pinça), e as pastilhas de freio. Dessa forma, quando você aciona o freio, o caliper pressiona as pastilhas contra o disco de freio, criando a fricção necessária para diminuir a velocidade ou parar o carro.
Cada caliper contém um par de pastilhas. Portanto, em um sistema de freio a disco típico, você encontrará duas pastilhas em cada roda.
Alguns veículos de maior desempenho apresentam sistemas de freio mais complexos, com múltiplos calipers e, consequentemente, mais pastilhas de freio por roda, mas isso é menos comum e é apenas encontrado em carros esportivos ou de luxo.
O que acontece se eu não trocar as pastilhas de freio?
Não trocar as pastilhas de freio quando necessário levará a uma série de problemas, tanto para a segurança do veículo quanto para o custo de manutenção.
Redução da frenagem
Pastilhas gastas não fornecem a fricção necessária, aumentando a distância de frenagem.
Assim sendo, significa que você terá menos controle sobre o carro, principalmente em situações de emergência, aumentando o risco de acidentes.
Danos ao disco de freio
Quando as pastilhas estão completamente gastas, o metal de sua base começa a entrar em contato com o disco de freio.
Dessa forma, prejudica o freio, além de que causa danos sérios ao disco, como riscos e sulcos, exigindo sua substituição.
Aumento de custo de manutenção
Ignorar o desgaste das pastilhas resultará em custos de manutenção mais altos a longo prazo. A substituição de discos de freio danificados, além das pastilhas, torna-se muito mais cara.
Falha do sistema de freio
Em casos extremos, a falta de manutenção das pastilhas de freio leva à falha total do sistema de frenagem.
Esse processo acontece se as pastilhas se desintegrarem completamente, deixando o sistema de freio sem os componentes necessários para funcionar.
Comprometimento da segurança
Além do risco de acidentes devido à reduzida do freio, pastilhas gastas afetarão outros aspectos da segurança do veículo.
Por exemplo, aumentam a probabilidade de derrapagem em condições de pista molhada ou escorregadia.
Justamente tendo em vista o que foi citado que manter as pastilhas de freio em bom estado servirá, assim, para a segurança do veículo.
Deve-se, portanto, realizar inspeções regulares e ouvir os sinais de alerta, como ruídos de frenagem ou aumento da distância de frenagem, e substituir as pastilhas de freio assim que começarem a mostrar sinais de desgaste.
Além disso, seguir as recomendações do fabricante do veículo para manutenção preventiva do sistema de freio ajudará, assim, a evitar problemas graves.
E então, tem mais alguma dúvida sobre quanto tempo dura a pastilha de freio? Comente conosco.