Quais são as principais peças do motor do carro e suas funções? Tornou-se super importante que proprietários e motoristas compreendam as peças do motor do carro e suas funções, pois isso proporciona uma melhor compreensão sobre o funcionamento do veículo e auxiliar na identificação de problemas.
Conhecer as peças, como pistões, bielas, virabrequim, válvulas e cabeçotes, permite aos proprietários entenderem os cuidados e a manutenção necessários para o bom funcionamento do motor.
Além disso, a compreensão das funções de cada componente ajuda os motoristas a reconhecerem sinais de mau funcionamento e agirem prontamente para evitar danos maiores.
Então, justamente por isso, neste artigo de hoje, falaremos mais sobre as principais peças do motor de carro e as funções. Vem com a Oficina Perto.
1. Pistões
Os pistões são componentes cilíndricos que se movem para cima e para baixo dentro dos cilindros do motor.
São conectados às bielas e têm a função de comprimir a mistura de ar e combustível dentro do cilindro durante o tempo de compressão e de transmitir a energia gerada pela explosão da mistura para o virabrequim durante o tempo de expansão.
2. Bielas
As bielas são componentes que conectam os pistões ao virabrequim. Têm a função de transmitir a energia gerada pela explosão da mistura de ar e combustível nos pistões para o virabrequim, convertendo o movimento linear dos pistões em movimento rotativo no virabrequim.
3. Virabrequim
O virabrequim é uma peça muito importante do motor, responsável por transformar o movimento linear dos pistões em movimento rotativo. É conectado às bielas e gira em torno de um eixo central.
Resumidamente, converte a energia gerada pela explosão da mistura de ar e combustível nos pistões em torque, que é então transmitido para o sistema de transmissão do veículo.
Também aciona outros componentes do motor, como a bomba de óleo e a bomba d’água, assegurando o correto funcionamento do sistema de lubrificação e arrefecimento do motor.
4. Cabeçote
O cabeçote é uma das peças do motor do carro mais importantes. Dessa forma, ele fica localizado na parte superior do bloco do motor e abriga as válvulas de admissão e de escape, bem como as câmaras de combustão.
O cabeçote é responsável por selar os cilindros do motor e controlar o fluxo de ar e combustível para dentro e para fora das câmaras de combustão.
Além disso, também é responsável por dissipar o calor gerado durante o funcionamento do motor, garantindo que as temperaturas permaneçam dentro dos limites seguros de operação. Atualmente, vem sendo fabricado em alumínio ou ferro fundido, materiais que oferecem boa resistência ao calor e à pressão.
5. Válvulas
As válvulas são componentes do sistema de admissão e escape do motor. Elas são responsáveis por controlar o fluxo de ar e combustível para dentro das câmaras de combustão e por permitir a saída dos gases de escape após a queima da mistura de ar e combustível.
Existem dois tipos principais de válvulas: as válvulas de admissão, que permitem a entrada de ar e combustível nas câmaras de combustão, e as válvulas de escape, que permitem a saída dos gases de escape após a combustão.
As válvulas são operadas pelo comando de válvulas, que é acionado pelo virabrequim do motor.
Portanto, é mais que necessário que que as válvulas mantenham uma vedação correta para garantir o correto funcionamento do motor e evitar vazamentos de compressão.
6. Árvore de comando de válvulas
A árvore de comando de válvulas, também conhecida como comando de válvulas, é responsável por controlar a abertura e o fechamento das válvulas de admissão e escape do motor.
Ela é movida pelo virabrequim através de uma correia dentada ou corrente de distribuição e está localizada no cabeçote do motor. Assim, é composta por um eixo com ressaltos ou cames, que pressionam as válvulas para baixo quando giram.
Logo, permite que as válvulas se abram e fechem no momento certo, sincronizando-se com o movimento dos pistões e possibilitando a correta entrada de ar e combustível e a saída dos gases de escape nas câmaras de combustão.
7. Corrente de distribuição
A corrente de distribuição é responsável por transmitir o movimento do virabrequim para a árvore de comando de válvulas, trazendo a sincronização correta entre os movimentos dos pistões e das válvulas.
É uma alternativa à correia dentada, sendo mais durável e menos sujeita a quebras. Conta com elos metálicos interligados que se movem ao redor de engrenagens nos eixos do virabrequim e da árvore de comando de válvulas.
Essa transmissão de movimento assegura que as válvulas abram e fechem no momento certo durante o ciclo de combustão do motor. No entanto, é muito importante realizar a manutenção regular da corrente de distribuição, verificando seu estado de desgaste e substituindo-a conforme necessário.
8. Corrente de comando
A corrente de comando é uma peça do motor de um carro responsável por transmitir o movimento do virabrequim para a árvore de comando de válvulas. Essa transmissão de movimento garante a sincronização precisa entre o movimento dos pistões e a abertura e fechamento das válvulas do motor.
A corrente de comando é composta por elos metálicos interligados que se movem ao redor de engrenagens nos eixos do virabrequim e da árvore de comando de válvulas.
Sua durabilidade e resistência permitem que funcione por longos períodos, oferecendo uma alternativa mais durável em comparação com a correia dentada.
9. Junta do cabeçote
A junta do cabeçote é uma peça usada para a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor. Ela é responsável por evitar vazamentos de líquidos, como água de arrefecimento e óleo, além de garantir que a compressão nos cilindros seja mantida.
A junta do cabeçote é exposta a altas temperaturas e pressões, causando danos ao longo do tempo. Portanto, é preciso que seja fabricada com materiais resistentes, como materiais compostos de metal e borracha.
Uma junta do cabeçote danificada resulta, em consequência, em vazamentos, superaquecimento do motor e perda de potência.
10. Camisas dos cilindros
As camisas dos cilindros são tubos cilíndricos inseridos no bloco do motor, nos quais os pistões se movem para cima e para baixo. Assim, fornecem uma superfície de atrito resistente para os pistões, permitindo um movimento livre e garantindo um ajuste entre os pistões e os cilindros.
As camisas dos cilindros também ajudam a dissipar o calor gerado durante o funcionamento do motor, contribuindo para o controle da temperatura e evitando o superaquecimento.
Geralmente feitas de ferro fundido ou aço temperado, as camisas dos cilindros são projetadas para resistir ao desgaste e às altas pressões do motor.
11. Anéis de segmento
Outra peça do motor do carro: Os anéis de segmento são peças circulares inseridas nos pistões do motor. Resumidamente, têm a função de vedar o espaço entre o pistão e a parede do cilindro, garantindo uma vedação adequada e minimizando a passagem de gases de combustão para o cárter do motor.
Além disso, os anéis de segmento ajudam a regular a distribuição do óleo lubrificante ao longo das paredes do cilindro, contribuindo para a lubrificação dos pistões e para a dissipação do calor gerado durante o funcionamento do motor.
12. Tuchos hidráulicos
Os tuchos hidráulicos, também conhecidos como levantadores hidráulicos de válvulas, são componentes do sistema de válvulas do motor. Estão localizados entre o comando de válvulas e os balancins e têm a função de manter um ajuste preciso entre as válvulas e os ressaltos do comando de válvulas.
Os tuchos hidráulicos funcionam através de uma câmara de óleo interna que se comprime quando a válvula é pressionada, ajustando automaticamente a folga das válvulas. Dessa forma, elimina a necessidade de ajustes manuais periódicos.
13. Balancins
Os balancins são componentes do sistema de válvulas do motor e estão localizados entre os tuchos hidráulicos e as válvulas.
Têm a função de transmitir o movimento do comando de válvulas para as válvulas de admissão e de escape, permitindo sua abertura e fechamento no momento certo durante o ciclo de combustão.
Os balancins também atuam como amplificadores de força, aumentando a força aplicada pelo comando de válvulas às válvulas, possibilitando uma abertura mais rápida e eficiente. São projetados para suportar altas cargas e velocidades.
14. Árvore de manivelas
A árvore de manivelas, também conhecida como virabrequim, é uma das peças mais importantes do motor de um carro. Localizada no bloco do motor, converte o movimento alternado dos pistões em movimento rotativo, transmitindo a energia gerada pela combustão para o sistema de transmissão do veículo.
A árvore de manivelas é composta por um eixo central com contrapesos e uma série de manivelas ou braços conectados a ele.
Quando os pistões se movem para cima e para baixo nos cilindros, eles acionam as manivelas, fazendo com que a árvore de manivelas gire. Esse movimento rotativo é então transferido para a transmissão do veículo, permitindo que as rodas se movam e impulsionem o carro para frente.
15. Cárter de óleo
O cárter de óleo é um reservatório localizado na parte inferior do bloco do motor, responsável por armazenar o óleo lubrificante do motor. Também abriga a bomba de óleo, que é responsável por bombear o óleo para todas as partes do motor que necessitam de lubrificação.
Além de armazenar o óleo, o cárter também possui uma série de canais e dutos que permitem que o óleo seja distribuído para as peças móveis do motor, como os pistões, bielas e árvore de manivelas.
O cárter de óleo também tem a função de recolher o óleo que escorre das peças do motor de volta para o reservatório.
E então, tem mais alguma peça do motor de carro que não citamos no artigo?
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