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Motor com barulho de grilo: o que pode ser e causas

Você sabe o que pode ser motor com barulho de grilo? O motor de carro com barulho de grilo é causado por folgas excessivas entre os componentes do motor, como as válvulas, os balancins, os pistões ou as bielas.

Essas folgas são resultados do desgaste natural dos componentes ao longo do tempo ou de um problema de lubrificação inadequada.

Esse problema tende a se manifestar com mais frequência em motores com alta quilometragem, nos quais os componentes internos já estão desgastados pelo uso prolongado.

Além disso, a falta de manutenção, como a troca regular de óleo e filtros, acelera o desgaste e aumenta a probabilidade de ocorrer barulho de grilo.

E, é claro, neste artigo de hoje, a Oficina Perto falará um pouco mais sobre o motor de carro com barulho de grilo. Vem conosco.

O que é grilo no motor?

O termo “grilo” no contexto do motor de um veículo refere-se a um ruído metálico agudo e repetitivo que pode ser ouvido quando o motor está em funcionamento.

Esse som é descrito como semelhante ao som produzido por um grilo, daí o termo “grilo no motor”. O grilo ocorre em diferentes áreas do motor, sendo um sinal de desgaste ou mau funcionamento de certos componentes.

Quando o motor está grilando, o que pode ser?

Quando o motor está grilando, é um indicativo de vários problemas potenciais que exigem atenção imediata.

Alguns dos possíveis culpados incluem:

Folga nas válvulas

Folgas excessivas entre as válvulas e seus respectivos assentos causam um ruído de grilo no motor.

Corrente de distribuição frouxa

Uma corrente de distribuição frouxa causará um som de grilo à medida que se movimenta sobre as engrenagens.

Tensionadores de corrente desgastados

Tensionadores de corrente desgastados ou danificados resultam em uma corrente de distribuição frouxa.

Problemas nas bielas ou pistões

Desgaste excessivo nas bielas ou pistões levam a folgas que produzem um som de grilo durante o funcionamento do motor.

Problemas com o óleo

Baixo nível de óleo, óleo sujo ou de má qualidade, ou falhas na lubrificação causarão atrito excessivo entre os componentes do motor, resultando em ruídos de grilo.

Falhas nos rolamentos

Rolamentos desgastados nos componentes do motor, como no virabrequim ou nas árvores de comando, produzirão ruídos de grilo quando estão com folgas.

Quando o carro faz barulho de grilo?

O barulho de grilo em um carro ocorre por diversas razões e em diferentes situações.

Como consequência, alguns dos momentos mais comuns em que um carro pode fazer esse ruído incluem:

Em marcha lenta

O barulho de grilo torna-se mais audível quando o veículo está em marcha lenta, principalmente se houver desgaste em componentes como a correia de acessórios, os tensores da correia ou os rolamentos das polias.

Ao passar por irregularidades na estrada

Outra situação em que o barulho de grilo é percebido é ao passar por buracos, lombadas ou outras irregularidades na estrada. Esse processo é causado por partes soltas na suspensão, como buchas desgastadas ou amortecedores danificados.

Durante curvas

O barulho de grilo também ocorre durante curvas, principalmente se houver problemas com as articulações das juntas homocinéticas ou com os rolamentos das rodas.

Com o ar-condicionado ligado

Em alguns casos, o barulho de grilo está relacionado ao sistema de ar-condicionado do veículo, como correias frouxas ou componentes do compressor desgastados.

Como acabar com o barulho de grilo?

Acabar com o barulho de grilo em um carro exigirá, basicamente, a identificação e resolução da causa subjacente do ruído.

Dessa forma, algumas medidas que podem ajudar a eliminar ou reduzir o barulho de grilo incluem:

Inspeção visual

Realizar uma inspeção visual detalhada do veículo ajudará a identificar partes soltas, desgastadas ou danificadas.

Aperto de parafusos e fixadores

Verificar e apertar todos os parafusos e fixadores do veículo, como aqueles relacionados à suspensão, escapamento, motor e componentes da carroceria.

Lubrificação

Aplicar lubrificante em áreas como articulações da suspensão, buchas e articulações das juntas homocinéticas. Deste modo, ajudará a reduzir o atrito e o ruído de peças em movimento.

Substituição de peças desgastadas

Se a inspeção revelar peças desgastadas ou danificadas, será necessário substituí-las por novas peças para eliminar o barulho de grilo.

Ajustes no sistema de ar-condicionado

Se o ruído estiver relacionado ao sistema de ar-condicionado, será necessário realizar ajustes ou substituições em componentes como correias e polias para resolver o problema.

Em casos mais complexos ou difíceis de diagnosticar, o mais indicado sempre será consultar um mecânico para uma avaliação completa do veículo e a identificação da causa do barulho de grilo.

Qual é o barulho de um motor fundido?

O barulho de um motor fundido dependerá, em partes, da natureza e extensão do dano.

Batidas ou pancadas metálicas

Um motor fundido produz batidas ou pancadas metálicas, acompanhadas de um som de metal batendo contra metal.

Esse barulho é causado por danos nos pistões, bielas e virabrequim devido a superaquecimento ou falta de lubrificação.

Rangidos ou ruídos de atrito

Rangidos ou ruídos de atrito podem ser ouvidos quando os componentes do motor se movem de forma irregular devido ao desgaste excessivo ou à presença de detritos metálicos causados pelo desgaste dos componentes.

Chiados ou assobios

Em alguns casos, um motor fundido produz chiados ou assobios, principalmente se houver vazamentos de ar ou fluidos nos sistemas de combustível, arrefecimento ou escape.

Ruídos metálicos agudos

Ruídos metálicos agudos e contínuos indicam a presença de detritos estranhos no interior do motor, como pedaços de metal ou fragmentos de pistão.

Qual o barulho da correia dentada?

O barulho da correia dentada dependerá das condições e do estado da correia e dos componentes associados.

Dessa forma, podemos dizer que os barulhos da correia dentada mais conhecidos pelos profissionais de mecânica e oficinas são:

Chiados ou assobios

Chiados ou assobios agudos causados por uma correia dentada desgastada ou mal ajustada, principalmente quando ela começa a escorregar sobre as polias.

Rangidos ou rangidos metálicos

Rangidos ou rangidos metálicos ocorrem se a correia estiver friccionando contra os componentes adjacentes devido a desalinhamento ou desgaste excessivo.

Batidas ou pancadas

Batidas ou pancadas ocorrem se a correia dentada estiver solta ou se houver danos nos tensionadores e polias associados.

Silvos ou chiados intermitentes

Silvos ou chiados intermitentes são um sinal de que a correia dentada está vibrando ou ressonando devido à tensão inadequada ou ao desgaste dos componentes de suporte.

Como saber se o motor do carro vai bater?

Saber se o motor do carro está propenso a bater será o primeiro passo para evitar danos ao veículo e garantir sua operação segura.

Justamente por isso, existem vários sinais e sintomas que indicam que o motor está em risco de bater. Um dos indicadores mais óbvios de que o motor está propenso a bater é a presença de ruídos incomuns, como batidas, pancadas, rangidos ou chiar.

Esses ruídos são causados por várias razões, incluindo desgaste excessivo dos componentes internos do motor, falta de lubrificação adequada ou problemas com os pistões, bielas ou virabrequim.

Se o motor apresentar dificuldades em dar partida ou se houver atrasos na ignição após girar a chave na ignição, é um sinal de que os componentes internos do motor estão desgastados ou danificados.

Uma diminuição perceptível no desempenho do motor, como perda de potência, dificuldade em acelerar ou resposta lenta ao pedal do acelerador.

Também podemos citar a presença de fumaça excessiva saindo do escapamento, principalmente se for de cor escura ou azulada. Esse é um forte sinal de que há problemas com os pistões, anéis de vedação ou válvulas do motor.

Se o motor começar a consumir óleo em quantidades anormais, está indicando vazamentos internos ou desgaste dos componentes, aumentando ainda mais o risco de batimento.

O superaquecimento frequente do motor apresentará danos aos componentes internos, como derretimento dos pistões ou deformação das cabeças dos cilindros, aumentando o risco de batimento.

Você, como proprietário do veículo, precisará estar atento a esses sinais e sintomas e realizar manutenção preventiva regularmente para evitar problemas sérios com o motor do carro.

Se algum desses sinais for observado, claro, é recomendável procurar um mecânico qualificado para uma avaliação e reparo antes que ocorram danos piores.

Chegamos ao fim! Mais alguma dúvida sobre motor com barulho de grilo?

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