motor fazendo barulho tec tec barulho no motor do carro quando acelera motor fazendo barulho na lenta motor fazendo barulho ao ligar barulho estranho ao ligar o carro como tirar o barulho do motor barulho motor frio barulho ao ligar o motor frio

Barulho no motor do carro: as 14 principais causas e soluções

Quais são os principais sintomas e causas do barulho do motor do carro?

É comum que muitos proprietários de veículos se sintam confusos quando ouvem barulhos estranhos vindos do motor, pois nem sempre sabem o que eles significam.

No entanto, entender esses ruídos torna-se mais simples do que parece. Identificar o barulho do motor ajudará a diagnosticar problemas potenciais e evitar danos mais sérios.

O primeiro passo é familiarizar-se com os diferentes sons do motor, como ruídos de cliques, batidas ou assobios, e entender quando eles ocorrem, como durante a partida, aceleração ou desaceleração.

Em seguida, será preciso observar outros sintomas, como vibrações anormais ou perda de potência. Além disso, realizar a manutenção regular do veículo e prestar atenção a quaisquer mudanças no comportamento do motor ajudará a detectar problemas precocemente.

E, claro, neste artigo de hoje, a Oficina Perto trouxe um guia completo sobre as principais causas do barulho no motor automotivo. Vem conosco.

1. Folga nos tuchos hidráulicos

A folga nos tuchos hidráulicos ocorre devido ao desgaste das peças internas do mecanismo hidráulico ou a uma falha no sistema de lubrificação. Dessa forma, resultará em um ruído de batida metálica no motor.

A solução envolve a substituição dos tuchos hidráulicos danificados. Verifique, inclusive, se o sistema de lubrificação está funcionando corretamente.

2. Correia de acessórios desgastada

O desgaste da correia de acessórios é causado pelo uso prolongado ou pela falta de manutenção. Quando a correia está gasta, começa a emitir um ruído de chiado ou assobio no motor.

A solução mais comum é substituir a correia de acessórios por uma nova. Além disso, será preciso verificar se todas as polias e tensores estão em boas condições, pois danos nesses componentes aceleram o desgaste da correia.

Uma inspeção regular da correia de acessórios durante a manutenção preventiva detecta sinais de desgaste precoce.

3. Rolamentos de biela danificados

Os rolamentos de biela desgastam-se devido ao uso prolongado, falta de lubrificação ou problemas com a qualidade do óleo. Dessa forma, resultará em um ruído de batida ou batida no motor, como durante a aceleração.

A solução para rolamentos de biela danificados envolve a substituição dos rolamentos e a retificação ou substituição do virabrequim, se necessário.

Além disso, será preciso assegurar uma lubrificação adequada do motor, utilizando o óleo recomendado pelo fabricante e realizando trocas regulares de óleo conforme o intervalo recomendado de manutenção.

4. Corrente de distribuição frouxa

A corrente de distribuição fica frouxa devido ao desgaste dos componentes do sistema de distribuição ou à falta de tensão adequada da corrente. Dessa forma, causará um ruído de batida ou batida no motor, principalmente ao iniciar ou acelerar.

A solução envolve a substituição da corrente de distribuição e de quaisquer componentes desgastados, como tensionadores e guias.

5. Vazamento no coletor de escape

Um vazamento no coletor de escape ocorre devido ao desgaste das juntas de vedação ou rachaduras no próprio coletor. Dessa forma, estará resultando em um ruído de assobio ou sibilo no motor.

A solução envolve identificar a fonte do vazamento e reparar ou substituir as juntas de vedação danificadas ou o coletor de escape.

Além disso, também será necessário verificar se há danos nas partes adjacentes, como o catalisador ou os sensores de oxigênio, e substituí-los conforme necessário.

6. Juntas do cabeçote deterioradas

As juntas do cabeçote podem se deteriorar devido ao desgaste natural, superaquecimento do motor ou falha na manutenção do sistema de arrefecimento. Assim, resultará em barulho e batida no motor, além de vazamentos de líquido de arrefecimento ou óleo.

Para resolver esse problema, será necessário realizar a substituição das juntas do cabeçote e a inspeção das superfícies de montagem para garantir uma vedação adequada.

Além disso, corrija a causa subjacente do problema, como superaquecimento do motor ou falha no sistema de arrefecimento.

Outra dica será manter sistema de arrefecimento em boas condições e realizar trocas regulares de líquido de arrefecimento a fim de prevenir problemas futuros com as juntas do cabeçote.

7. Filtro de óleo entupido

O filtro de óleo fica entupido devido ao acúmulo de sujeira, detritos e partículas metálicas no óleo do motor, reduzindo, assim, o fluxo de óleo para as partes móveis do motor.

Para tal, deve-se realizar a substituição do filtro de óleo por um novo e a drenagem e substituição do óleo do motor.

Inspecione o sistema de lubrificação em busca de sinais de contaminação e realize uma limpeza completa, se necessário.

8. Problemas na bomba de combustível

Os problemas na bomba de combustível são causados, em sua grande parte, ​​por desgaste, falha elétrica, sujeira ou contaminação do combustível.

Assim sendo, estará resultando em um ruído de zumbido ou zumbido no motor, principalmente ao ligar o veículo ou durante a aceleração, além de falhas no fornecimento de combustível para o motor.

Em alguns casos, torna-se necessário substituir a bomba de combustível por uma nova. Além disso, garanta que o sistema de combustível esteja limpo e livre de contaminação, realizando limpezas regulares do sistema e utilizando combustível de qualidade.

Verificar regularmente a pressão do combustível e os componentes elétricos relacionados também ajuda a detectar problemas precocemente e evitar falhas no sistema de combustível.

9. Válvulas com folga excessiva

A folga excessiva nas válvulas ocorre devido ao desgaste dos componentes do trem de válvulas, como os ressaltos das válvulas ou as pontas dos balancins.

Para tal, deve-se realizar a regulagem da folga das válvulas, que pode ser feita por um mecânico. Assim sendo, está incluindo substituição de componentes desgastados, como os ressaltos das válvulas ou os balancins.

10. Problemas na bomba d’água

Os problemas na bomba d’água são causados, em grande parte, por desgaste dos rolamentos, vazamentos nas juntas ou obstrução do fluxo de água.

Deste modo, resultará em um ruído de batida ou barulho no motor, como ao ligar o veículo ou durante a aceleração, além de superaquecimento do motor devido à falta de circulação adequada de água.

A solução para problemas na bomba d’água envolve a substituição da bomba por uma nova. Além disso, nunca se esqueça de verificar e corrigir qualquer vazamento nas juntas a fim de assegurar que o sistema de arrefecimento esteja funcionando corretamente.

Realizar trocas regulares de líquido de arrefecimento e inspecionar a bomba d’água durante a manutenção preventiva também ajudará a prevenir problemas.

11. Falha na bomba de óleo

A falha na bomba de óleo é causada por desgaste dos componentes internos, falha elétrica ou obstrução do fluxo de óleo. Esse problema é delicado, pois pode causar problemas no motor devido à falta de lubrificação.

Para resolver a situação, realize substituição da bomba de óleo por uma nova. Também verifique e limpe quaisquer obstruções no sistema de lubrificação assegurando que o óleo do motor esteja limpo e em boas condições.

Realizar trocas regulares de óleo e filtros de óleo e monitorar a pressão do óleo durante a condução também são dicas de nossa equipe.

12. Virabrequim desgastado

O desgaste do virabrequim ocorre devido ao uso prolongado, falta de lubrificação adequada ou contaminação do óleo do motor. Além de barulhos no motor do carro, será possível notar vibrações no veículo.

A solução para um virabrequim desgastado envolve a retificação ou substituição do virabrequim por um novo.

Utilize o óleo recomendado pelo fabricante e realize trocas regulares de óleo conforme o intervalo recomendado de manutenção.

Realizar uma inspeção completa do sistema de lubrificação durante a manutenção preventiva a fim de detectar problemas precocemente e evitar danos adicionais ao motor.

13. Problemas no sistema de ignição

Problemas no sistema de ignição são causados por velas de ignição desgastadas, cabos de velas danificados, bobinas de ignição com defeito ou falhas no módulo de controle do motor.

Como consequência, é válido salientar que a solução depende da causa do problema. Em muitos casos, torna-se necessário substituir as velas de ignição, os cabos de velas, as bobinas de ignição ou realizar reparos no módulo de controle do motor.

Realizar uma inspeção completa do sistema de ignição durante a manutenção preventiva também auxiliará quando se fala de detectar problemas precocemente e evitar falhas de ignição.

14. Problemas nos pistões

Problemas nos pistões e anéis de segmento têm como as principais causas o desgaste excessivo, falha na lubrificação ou contaminação do óleo do motor.

A solução para problemas nos pistões e anéis de segmento envolve a retificação ou substituição dos pistões e anéis por novos.

Além disso, será preciso assegurar uma lubrificação correta do motor e realizar trocas regulares de óleo conforme o intervalo recomendado de manutenção.

15. Mau funcionamento do catalisador

O mau funcionamento do catalisador será causado por danos físicos, entupimento por sujeira ou detritos, ou falha no sensor de oxigênio.

Logo, a solução para um mau funcionamento do catalisador envolve a substituição do catalisador por um novo. Além disso, verifique e limpe quaisquer obstruções no sistema de escape e substituir o sensor de oxigênio, se necessário.

E então, tem mais alguma dúvida sobre quais são as principais causas para barulho no motor do carro e os seus devidos problemas?


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *