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Como funciona a embreagem? Entenda!

Você sabe como funciona a embreagem do carro?

A embreagem é um componente presente na mecânica dos veículos com transmissão manual, servindo assim para o controle e a operação do carro.

Muitos motoristas, tanto novatos quanto aqueles com a CNH há mais tempo, têm dúvidas sobre seu funcionamento.

Simplificadamente, a embreagem é um sistema que permite conectar e desconectar o motor da transmissão — e, por consequência, das rodas — permitindo ao motorista mudar de marcha, parar o veículo sem desligar o motor e controlar a potência transmitida para as rodas durante a condução.

Quando o motorista pressiona o pedal da embreagem, um disco de fricção, que está em contato constante com o motor, é afastado do volante do motor, interrompendo a transferência de potência para a transmissão.

Dessa forma, permite que as marchas sejam trocadas sem danificar os componentes mecânicos.

Dessa forma, ao soltar o pedal, o disco de fricção volta a se conectar ao motor, permitindo que a potência seja novamente transferida.

E, claro, se quiser saber mais sobre como funciona a embreagem do carro, vem com a Oficina Perto e confira nosso artigo.

Como é o funcionamento de uma embreagem?

O funcionamento de uma embreagem em veículos com transmissão manual possibilita a troca de marchas a fim de controlar a transmissão de potência do motor para as rodas.

A embreagem é composta por vários componentes principais: o disco de embreagem, a placa de pressão, o rolamento de embreagem e o volante do motor.

Quando o motorista pressiona o pedal da embreagem, o sistema hidráulico ou o cabo ativa o rolamento de liberação, que pressiona contra a placa de pressão, afastando-a do disco de embreagem.

Assim sendo, desacopla o motor da transmissão, interrompendo a transmissão de potência e permitindo que o motorista troque de marcha sem danificar os componentes internos.

Ao soltar o pedal da embreagem, a placa de pressão volta a pressionar o disco de embreagem contra o volante do motor, reconectando o motor à transmissão e permitindo a transferência de potência.

Componentes da embreagem

Os principais componentes da embreagem e suas funções são:

Disco de embreagem

Localizado entre o motor e a caixa de transmissão, o disco de embreagem é revestido por um material de fricção que permite que se engate com suavidade e eficácia à placa de pressão e ao volante do motor. Transmite o torque do motor para a transmissão.

Placa de pressão

Funciona em conjunto com o disco de embreagem, aplicando pressão para mantê-lo engatado contra o volante do motor. Quando o pedal da embreagem é pressionado, a placa de pressão alivia a pressão sobre o disco, permitindo que desengate.

Volante do motor

Ligado ao eixo do motor, o volante ajuda a manter o motor em funcionamento, fornecendo uma superfície contra a qual o disco de embreagem pode engatar.

Rolamento de desengate (ou atuador de embreagem)

Este componente aplica força à placa de pressão, permitindo o desengate do disco de embreagem quando o pedal é acionado. Em sistemas hidráulicos, esse papel é desempenhado por um cilindro mestre e escravo.

Mola diafragma ou molas helicoidais

Parte da placa de pressão, estas molas ajudam a aplicar ou aliviar a pressão sobre o disco de embreagem. O tipo de mola varia conforme o design da embreagem.

Cabo de embreagem ou sistema hidráulico

Transmite o movimento do pedal da embreagem para o rolamento de desengate. Em veículos mais antigos, esse processo é feito através de um cabo mecânico. Nos mais modernos, utiliza-se um sistema hidráulico.

Em que momentos usar a embreagem?

A embreagem deve ser usada em vários momentos durante a condução de um veículo com transmissão manual. Observe, abaixo, os principais deles:

  1. Ao iniciar o movimento do veículo: Para sair do lugar, o motorista deve pressionar o pedal da embreagem enquanto seleciona a primeira marcha, e então soltar o pedal enquanto acelera.
  2. Ao trocar de marchas: A embreagem é usada para desacoplar o motor da transmissão durante a troca de marchas, permitindo uma mudança sem danos aos componentes internos.
  3. Ao parar: Ao aproximar-se de uma parada, o motorista deve pressionar a embreagem para desacoplar o motor e evitar que o veículo morra quando a velocidade chegar a zero.
  4. Em manobras de baixa velocidade: Como em estacionamentos ou tráfego lento, a embreagem pode ser usada para controlar a quantidade de potência transmitida.

Quais as três funções da embreagem?

Resumidamente, a embreagem tem três funções principais em veículos com transmissão manual:

1. Transmitir a potência do motor para a transmissão

Ao iniciar o movimento do veículo ou ao acelerar, a embreagem permite uma transição de potência do motor para as rodas, evitando tranco e proporcionando ainda mais conforto durante a condução.

2. Permitir a troca de marchas sem danificar a transmissão

A embreagem desacopla o motor da transmissão, permitindo que o motorista mude de marcha sem causar atrito ou danos aos componentes internos da transmissão.

3. Permitir que o veículo fique parado com o motor ligado

Ao pressionar completamente o pedal da embreagem em uma parada, o motorista manterá o motor funcionando sem que o veículo se mova, facilitando a retomada do movimento quando necessário.

Essas funções servem para o controle do veículo, consumo do combustível e a longevidade dos componentes do sistema de transmissão.

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Como usar o freio e a embreagem?

Usar o freio e a embreagem corretamente é outro ponto que você deve se atentar e aprender.

Ao frear em uma situação normal de trânsito, o motorista deve inicialmente usar apenas o pedal do freio para reduzir a velocidade do veículo.

À medida que o carro desacelera, e a velocidade se aproxima da necessidade de redução de marcha, o pedal da embreagem deve ser pressionado.

Assim sendo, evita que o motor trabalhe forçadamente em uma rotação muito baixa, que poderia causar o desligamento do motor.

Em situações de frenagem para uma parada completa, o pedal da embreagem será completamente pressionado antes de o veículo parar, mantendo o motor ligado e pronto para a próxima aceleração.

Durante a frenagem em descidas ou em situações que exigem mais controle e estabilidade, a técnica de “freada com o motor” também é utilizada. Assim, envolve a redução sequencial das marchas enquanto se freia, ajudando a manter o controle do veículo.

Pode frear sem o pé na embreagem?

Sim, é possível e muitas vezes recomendável frear sem pressionar imediatamente o pedal da embreagem, principalmente em situações de frenagem leve a moderada.

Inclusive, esse processo é conhecido como frenagem sem desengate e é indicado para manter o controle do veículo, além da redução do consumo de combustível.

Ao frear sem acionar a embreagem, o motor continua engatado com as rodas, fornecendo, assim, uma frenagem adicional através do motor, principalmente em descidas.

Deste modo, também evita o desgaste desnecessário do disco de embreagem e outros componentes associados, prolongando a vida útil da embreagem.

No entanto, deve-se pressionar o pedal da embreagem antes de o veículo chegar a uma parada completa ou quando a redução de velocidade exige uma mudança para uma marcha mais baixa.

Consequentemente, evita que o motor morra e mantém o veículo pronto para movimentação.

Qual a forma correta de mudar de marcha?

A mudança correta de marcha em veículos com transmissão manual é uma habilidade que assegura e protege o sistema de transmissão de desgastes desnecessários.

Para isso, baseie-se na velocidade, no som do motor e no tacômetro para decidir quando mudar de marcha. Lembre-se: marchas mais baixas são para velocidades menores, e marchas mais altas, para velocidades maiores.

Antes de mudar de marcha, sempre pressione o pedal da embreagem até o fim para desacoplar o motor da transmissão. Use a alavanca de câmbio para escolher a marcha.

Enquanto começa a acelerar, solte o pedal da embreagem de forma controlada para evitar trancos. Ajuste a aceleração de acordo com a necessidade de velocidade ou potência.

Praticar a mudança de marcha em diferentes situações de condução ajudará a desenvolver um senso intuitivo do momento correto para cada troca.

Como não errar no controle de embreagem?

Dominar o controle da embreagem servirá, basicamente, para evitar erros comuns que levam a uma condução desgastante.

Mas, como não errar quando se é um motorista iniciante?

Entenda o ponto de contato

Cada veículo tem um “ponto de contato” ou “ponto de mordida” único, onde a embreagem começa a engatar e o carro a se mover.

Dessa forma, familiarize-se com este ponto praticando em um local seguro e plano.

Pratique a partida

Exercite a saída do ponto morto aumentando gradualmente a aceleração enquanto solta o pedal da embreagem até encontrar o ponto de contato.

Evite manter o pé na embreagem

Descansar o pé no pedal da embreagem ou mantê-lo pressionado desnecessariamente causará desgaste prematuro. Use a embreagem somente quando necessário.

Coordenação entre embreagem e acelerador

Pratique o equilíbrio entre acelerar e soltar a embreagem, principalmente ao subir ladeiras, para evitar que o carro desligue ou recue.

Não apresse as trocas de marcha

Dê tempo suficiente para cada etapa da troca de marcha, assegurando, assim, que a embreagem seja completamente pressionada antes de mudar e solte após a seleção da nova marcha.

Feedback constante

Preste atenção às respostas do carro. Se você sentir trancos, vibrações ou qualquer comportamento incomum, ajuste sua técnica de acordo.

Chegamos ao fim! E então, tem mais alguma dúvida sobre como funciona embreagem?