Você sabe como funciona a embreagem do carro?
A embreagem é um componente presente na mecânica dos veículos com transmissão manual, servindo assim para o controle e a operação do carro.
Muitos motoristas, tanto novatos quanto aqueles com a CNH há mais tempo, têm dúvidas sobre seu funcionamento.
Simplificadamente, a embreagem é um sistema que permite conectar e desconectar o motor da transmissão — e, por consequência, das rodas — permitindo ao motorista mudar de marcha, parar o veículo sem desligar o motor e controlar a potência transmitida para as rodas durante a condução.
Quando o motorista pressiona o pedal da embreagem, um disco de fricção, que está em contato constante com o motor, é afastado do volante do motor, interrompendo a transferência de potência para a transmissão.
Dessa forma, permite que as marchas sejam trocadas sem danificar os componentes mecânicos.
Dessa forma, ao soltar o pedal, o disco de fricção volta a se conectar ao motor, permitindo que a potência seja novamente transferida.
E, claro, se quiser saber mais sobre como funciona a embreagem do carro, vem com a Oficina Perto e confira nosso artigo.
Como é o funcionamento de uma embreagem?
O funcionamento de uma embreagem em veículos com transmissão manual possibilita a troca de marchas a fim de controlar a transmissão de potência do motor para as rodas.
A embreagem é composta por vários componentes principais: o disco de embreagem, a placa de pressão, o rolamento de embreagem e o volante do motor.
Quando o motorista pressiona o pedal da embreagem, o sistema hidráulico ou o cabo ativa o rolamento de liberação, que pressiona contra a placa de pressão, afastando-a do disco de embreagem.
Assim sendo, desacopla o motor da transmissão, interrompendo a transmissão de potência e permitindo que o motorista troque de marcha sem danificar os componentes internos.
Ao soltar o pedal da embreagem, a placa de pressão volta a pressionar o disco de embreagem contra o volante do motor, reconectando o motor à transmissão e permitindo a transferência de potência.
Componentes da embreagem
Os principais componentes da embreagem e suas funções são:
Disco de embreagem
Localizado entre o motor e a caixa de transmissão, o disco de embreagem é revestido por um material de fricção que permite que se engate com suavidade e eficácia à placa de pressão e ao volante do motor. Transmite o torque do motor para a transmissão.
Placa de pressão
Funciona em conjunto com o disco de embreagem, aplicando pressão para mantê-lo engatado contra o volante do motor. Quando o pedal da embreagem é pressionado, a placa de pressão alivia a pressão sobre o disco, permitindo que desengate.
Volante do motor
Ligado ao eixo do motor, o volante ajuda a manter o motor em funcionamento, fornecendo uma superfície contra a qual o disco de embreagem pode engatar.
Rolamento de desengate (ou atuador de embreagem)
Este componente aplica força à placa de pressão, permitindo o desengate do disco de embreagem quando o pedal é acionado. Em sistemas hidráulicos, esse papel é desempenhado por um cilindro mestre e escravo.
Mola diafragma ou molas helicoidais
Parte da placa de pressão, estas molas ajudam a aplicar ou aliviar a pressão sobre o disco de embreagem. O tipo de mola varia conforme o design da embreagem.
Cabo de embreagem ou sistema hidráulico
Transmite o movimento do pedal da embreagem para o rolamento de desengate. Em veículos mais antigos, esse processo é feito através de um cabo mecânico. Nos mais modernos, utiliza-se um sistema hidráulico.
Em que momentos usar a embreagem?
A embreagem deve ser usada em vários momentos durante a condução de um veículo com transmissão manual. Observe, abaixo, os principais deles:
- Ao iniciar o movimento do veículo: Para sair do lugar, o motorista deve pressionar o pedal da embreagem enquanto seleciona a primeira marcha, e então soltar o pedal enquanto acelera.
- Ao trocar de marchas: A embreagem é usada para desacoplar o motor da transmissão durante a troca de marchas, permitindo uma mudança sem danos aos componentes internos.
- Ao parar: Ao aproximar-se de uma parada, o motorista deve pressionar a embreagem para desacoplar o motor e evitar que o veículo morra quando a velocidade chegar a zero.
- Em manobras de baixa velocidade: Como em estacionamentos ou tráfego lento, a embreagem pode ser usada para controlar a quantidade de potência transmitida.
Quais as três funções da embreagem?
Resumidamente, a embreagem tem três funções principais em veículos com transmissão manual:
1. Transmitir a potência do motor para a transmissão
Ao iniciar o movimento do veículo ou ao acelerar, a embreagem permite uma transição de potência do motor para as rodas, evitando tranco e proporcionando ainda mais conforto durante a condução.
2. Permitir a troca de marchas sem danificar a transmissão
A embreagem desacopla o motor da transmissão, permitindo que o motorista mude de marcha sem causar atrito ou danos aos componentes internos da transmissão.
3. Permitir que o veículo fique parado com o motor ligado
Ao pressionar completamente o pedal da embreagem em uma parada, o motorista manterá o motor funcionando sem que o veículo se mova, facilitando a retomada do movimento quando necessário.
Essas funções servem para o controle do veículo, consumo do combustível e a longevidade dos componentes do sistema de transmissão.
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Como usar o freio e a embreagem?
Usar o freio e a embreagem corretamente é outro ponto que você deve se atentar e aprender.
Ao frear em uma situação normal de trânsito, o motorista deve inicialmente usar apenas o pedal do freio para reduzir a velocidade do veículo.
À medida que o carro desacelera, e a velocidade se aproxima da necessidade de redução de marcha, o pedal da embreagem deve ser pressionado.
Assim sendo, evita que o motor trabalhe forçadamente em uma rotação muito baixa, que poderia causar o desligamento do motor.
Em situações de frenagem para uma parada completa, o pedal da embreagem será completamente pressionado antes de o veículo parar, mantendo o motor ligado e pronto para a próxima aceleração.
Durante a frenagem em descidas ou em situações que exigem mais controle e estabilidade, a técnica de “freada com o motor” também é utilizada. Assim, envolve a redução sequencial das marchas enquanto se freia, ajudando a manter o controle do veículo.
Pode frear sem o pé na embreagem?
Sim, é possível e muitas vezes recomendável frear sem pressionar imediatamente o pedal da embreagem, principalmente em situações de frenagem leve a moderada.
Inclusive, esse processo é conhecido como frenagem sem desengate e é indicado para manter o controle do veículo, além da redução do consumo de combustível.
Ao frear sem acionar a embreagem, o motor continua engatado com as rodas, fornecendo, assim, uma frenagem adicional através do motor, principalmente em descidas.
Deste modo, também evita o desgaste desnecessário do disco de embreagem e outros componentes associados, prolongando a vida útil da embreagem.
No entanto, deve-se pressionar o pedal da embreagem antes de o veículo chegar a uma parada completa ou quando a redução de velocidade exige uma mudança para uma marcha mais baixa.
Consequentemente, evita que o motor morra e mantém o veículo pronto para movimentação.
Qual a forma correta de mudar de marcha?
A mudança correta de marcha em veículos com transmissão manual é uma habilidade que assegura e protege o sistema de transmissão de desgastes desnecessários.
Para isso, baseie-se na velocidade, no som do motor e no tacômetro para decidir quando mudar de marcha. Lembre-se: marchas mais baixas são para velocidades menores, e marchas mais altas, para velocidades maiores.
Antes de mudar de marcha, sempre pressione o pedal da embreagem até o fim para desacoplar o motor da transmissão. Use a alavanca de câmbio para escolher a marcha.
Enquanto começa a acelerar, solte o pedal da embreagem de forma controlada para evitar trancos. Ajuste a aceleração de acordo com a necessidade de velocidade ou potência.
Praticar a mudança de marcha em diferentes situações de condução ajudará a desenvolver um senso intuitivo do momento correto para cada troca.
Como não errar no controle de embreagem?
Dominar o controle da embreagem servirá, basicamente, para evitar erros comuns que levam a uma condução desgastante.
Mas, como não errar quando se é um motorista iniciante?
Entenda o ponto de contato
Cada veículo tem um “ponto de contato” ou “ponto de mordida” único, onde a embreagem começa a engatar e o carro a se mover.
Dessa forma, familiarize-se com este ponto praticando em um local seguro e plano.
Pratique a partida
Exercite a saída do ponto morto aumentando gradualmente a aceleração enquanto solta o pedal da embreagem até encontrar o ponto de contato.
Evite manter o pé na embreagem
Descansar o pé no pedal da embreagem ou mantê-lo pressionado desnecessariamente causará desgaste prematuro. Use a embreagem somente quando necessário.
Coordenação entre embreagem e acelerador
Pratique o equilíbrio entre acelerar e soltar a embreagem, principalmente ao subir ladeiras, para evitar que o carro desligue ou recue.
Não apresse as trocas de marcha
Dê tempo suficiente para cada etapa da troca de marcha, assegurando, assim, que a embreagem seja completamente pressionada antes de mudar e solte após a seleção da nova marcha.
Feedback constante
Preste atenção às respostas do carro. Se você sentir trancos, vibrações ou qualquer comportamento incomum, ajuste sua técnica de acordo.
Chegamos ao fim! E então, tem mais alguma dúvida sobre como funciona embreagem?