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Disco de embreagem | O que é, como funciona e sinais de problema

O disco de embreagem é um componente presente sistema de transmissão de veículos equipados com transmissão manual.

Basicamente, sua função principal é permitir o acoplamento e desacoplamento do motor com a caixa de câmbio, possibilitando a troca de marchas e a transferência de potência do motor para as rodas.

E, para quem quer saber mais sobre como funciona o disco de embreagem, vem com a Oficina Perto e saiba mais.

O que é e como funciona disco de embreagem?

Na prática, o disco de embreagem funciona da seguinte maneira:

Acoplamento

Quando o motorista pisa no pedal da embreagem, um mecanismo hidráulico ou mecânico é ativado, fazendo com que o disco de embreagem seja pressionado contra o volante do motor.

Deste modo, cria uma ligação sólida entre o motor e a caixa de câmbio, permitindo a transferência de torque do motor para a transmissão.

Desacoplamento

Quando o motorista libera o pedal da embreagem, o disco de embreagem se afasta do volante do motor.

Assim sendo, interrompe a conexão direta entre o motor e a transmissão, permitindo que o motor gire livremente sem transferir torque para as rodas.

Serve, portanto, para a troca de marchas, pois sem o desacoplamento da embreagem, as trocas seriam difíceis e prejudicariam o funcionamento do veículo.

O disco de embreagem é composto por um material de fricção, revestido com cerâmica ou material orgânico, que é pressionado contra o volante do motor. Esse material é projetado para resistir ao calor e ao desgaste.

O que faz o disco de embreagem?

O disco de embreagem é um componente do sistema de embreagem de um veículo com transmissão manual.

Sua principal função é permitir o acoplamento e desacoplamento do motor com a transmissão, o que, por sua vez, possibilita a troca de marchas e a transferência de potência do motor para as rodas.

Em outras palavras, o disco de embreagem atua como um elo de ligação entre o motor e a caixa de câmbio, permitindo que o motorista controle a transmissão de torque e a velocidade do veículo.

É composto por um material de fricção revestido em suas faces internas. Quando o motorista pressiona o pedal da embreagem, um mecanismo hidráulico ou mecânico separa o disco de embreagem do volante do motor.

Esse processo interrompe a conexão direta entre o motor e a caixa de câmbio, permitindo que o motor gire livremente sem transferir torque para as rodas.

Quando o pedal da embreagem é liberado gradualmente, o disco de embreagem é pressionado novamente contra o volante do motor, reestabelecendo a conexão e permitindo a transmissão de potência para as rodas.

Quanto é o disco de embreagem?

O preço do disco de embreagem está entre R$ 100 a R$ 600 ou mais. Note, inclusive, que o preço das peças originais de fábrica tende a ser mais alto do que o das peças de reposição.

Além do próprio disco de embreagem, também é necessário considerar o custo das peças relacionadas, como o platô e o rolamento.

Portanto, ao trocar o disco de embreagem, deve-se adquirir um kit de embreagem completo, que inclui todas as peças necessárias para a substituição completa do sistema de embreagem.

Quando o disco de embreagem está ruim?

O disco de embreagem é uma peça que está sujeita a desgaste natural ao longo do tempo devido ao atrito constante entre o disco e o volante do motor.

Como consequência, existem vários sinais que indicam que o disco de embreagem está ruim ou desgastado…

Dificuldade nas trocas de marchas

Se você estiver enfrentando dificuldade em engatar as marchas, principalmente quando o veículo está em movimento, é um sinal de que o disco de embreagem está desgastado.

Patinação da embreagem

Quando o motor acelera, mas o veículo não ganha velocidade proporcionalmente e parece “patinar“.

Afundamento do pedal da embreagem

Se o pedal da embreagem afundar com facilidade, oferecendo pouca resistência ao ser pressionado.

Ruídos estranhos

Ruídos como rangidos, chiados ou cliques ao acionar a embreagem tornam-se fortes indicativos de desgaste nos componentes da embreagem.

Cheiro de queimado

Se você perceber um cheiro de queimado, principalmente após tentativas frustradas de troca de marchas.

Quanto é para trocar o disco de embreagem?

O custo para trocar o disco de embreagem dependerá bastante do mecânico escolhido e até mesmo da região. O preço para a troca do disco de embreagem, incluindo a mão de obra, vai de R$ 600 a R$ 2.000 ou mais.

Este valor acaba se tornando mais alto se a troca envolver a substituição de todo o kit de embreagem ou se for necessário substituir outros componentes relacionados, como os cilindros mestre e escravo da embreagem.

DICA: Obtenha orçamentos de diferentes oficinas mecânicas para ter uma ideia dos custos envolvidos na troca do disco de embreagem do seu veículo.

Além disso, certifique-se de escolher uma oficina que utilize peças de qualidade e ofereça garantia para o serviço realizado.

Assim sendo, investir em uma boa embreagem e em uma mão de obra de confiança servirá, portanto, para garantir a durabilidade e o bom funcionamento do veículo.

Qual a vida útil do disco de embreagem?

A vida útil do disco de embreagem está entre 100.000 a 150.000 quilômetros, mas existem casos em que dura mais ou menos, dependendo do motorista, marca…

Saiba que o desgaste do disco de embreagem ocorre principalmente devido ao atrito constante entre as superfícies do disco e do volante do motor durante as operações de acoplamento e desacoplamento.

Além disso, o estilo de condução do motorista também afeta a vida útil do disco de embreagem.

Dessa forma, dirigir de forma agressiva, fazer arrancadas bruscas, segurar a embreagem por longos períodos ou realizar trocas de marchas frequentes acelerará o desgaste do disco.

Pode andar com o carro com a embreagem ruim?

Não é aconselhável andar com o carro quando a embreagem está ruim. Dirigir com uma embreagem danificada acaba tendo consequências negativas para a segurança do veículo, seu desempenho e sua durabilidade.

Risco de acidentes

Uma embreagem comprometida resultará em trocas de marchas bruscas, patinação e dificuldade em controlar o veículo, aumentando o risco de acidentes.

Agravamento dos danos

Continuar dirigindo com a embreagem ruim agrava os danos ao sistema de embreagem e a outros componentes da transmissão, tornando os reparos mais caros.

Desgaste excessivo

Uma embreagem danificada superaquece devido ao atrito constante entre o disco e o volante do motor, aumentando os custos de reparo e reduzindo a vida útil dos componentes.

Perda de desempenho e economia de combustível

Uma embreagem comprometida afetará negativamente o desempenho do veículo e do consumo de combustível.

Como saber se precisa trocar a embreagem do carro?

Saber quando é necessário trocar a embreagem do carro será a base para evitar problemas mais sérios e custosos no sistema de transmissão.

Existem diversos sinais e sintomas que indicam a necessidade de substituição da embreagem.

Confira, abaixo, os principais.

1. Dificuldade nas trocas de marchas

Se você perceber que está tendo dificuldade em engatar as marchas, principalmente quando o veículo está em movimento, é um sinal claro de desgaste na embreagem.

Marchas ásperas, trancos ao trocar de marcha e uma sensação geral de resistência ao acionar a embreagem são sintomas comuns.

2. Pedal da embreagem afundado

Um dos sintomas mais evidentes de uma embreagem desgastada é quando o pedal da embreagem afunda com facilidade, oferecendo pouca resistência ao ser pressionado.

3. Patinação da embreagem

Quando o motor acelera, mas o veículo não ganha velocidade proporcionalmente e parece “patinar”, isso é um sinal de que a embreagem não está agarrando devido ao desgaste excessivo do disco de embreagem.

4. Cheiro de queimado

Se você sentir um cheiro de queimado após tentativas frustradas de trocar de marcha.

5. Ruídos estranhos

Ruídos como rangidos, chiados ou cliques ao acionar a embreagem.

6. Quilometragem elevada

A vida útil da embreagem dependerá bastante do estilo de condução e das condições de uso do veículo.

Dessa forma, em geral, uma embreagem estará durando de 100.000 a 150.000 quilômetros. Lembre-se sempre de considerar os sintomas e não apenas a quilometragem ao decidir quando trocar.

Quando a embreagem não engata, o que pode ser?

Saiba que, quando a embreagem não engata, ou seja, quando você não consegue colocar o veículo em uma marcha ou quando a troca de marchas fica mais dura, alguns problemas podem estar causando isso…

Problemas no cabo ou cilindro da embreagem

Um cabo de embreagem danificado ou um cilindro mestre ou escravo com vazamento resultarão em dificuldades na operação da embreagem.

Deve-se, portanto, verificar e substituir esses componentes, se necessário, pode resolver o problema.

Desgaste no disco de embreagem

Se o disco de embreagem estiver desgastado, não irá desacoplar completamente do volante do motor, dificultando, assim, a troca de marchas. Nesse caso, a substituição do disco de embreagem é necessária.

Volante do motor danificado

Um volante do motor com sulcos profundos ou deformações impedem que o disco de embreagem se acople. Em alguns casos, o volante do motor também precisará ser retificado ou substituído.

Problemas no garfo de embreagem ou no rolamento

Componentes internos da embreagem, como o garfo de embreagem ou o rolamento, estão desgastados ou danificados, causando problemas na operação da embreagem.

Problemas na caixa de câmbio

Em casos mais graves, problemas internos na caixa de câmbio afetam a capacidade de engatar as marchas. Dessa forma, exigirá uma inspeção mais aprofundada e reparos na caixa de câmbio.

E então, tem mais alguma dúvida de como funciona o disco de embreagem?