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Embreagem: o que é, como funciona, vida útil e melhores marcas

Entender o funcionamento da embreagem é super importante para os proprietários de veículos.

A embreagem impacta diretamente na transmissão de potência do motor para as rodas, permitindo a troca de marchas e o controle da velocidade do veículo.

Aliás, conhecimento sobre sua operação ajuda os motoristas a prolongar a vida útil da embreagem, evitar desgaste prematuro e economizar em custos de manutenção.

Além disso, compreender como usar a embreagem servirá para uma direção ainda melhor, reduzindo o desgaste excessivo e a fadiga do sistema.

Saber identificar sinais de problemas na embreagem, como patinagem, trepidação ou dificuldade em trocar marchas, ajudará a detectar e resolver possíveis falhas antes que se tornem graves.

Justamente por isso, confira o guia completo que preparamos sobre o que é e para que serve a embreagem! Vem com a Oficina Perto.

O que é e qual a finalidade da embreagem?

A embreagem é um componente presente em veículos com transmissão manual, e sua finalidade principal é permitir o controle da transferência de potência do motor para as rodas.

Desempenha impacto direto na operação do veículo, possibilitando a transmissão de potência de forma controlada.

Dessa forma, a função da embreagem é resumida em três aspectos principais:

Engate e desengate

A embreagem permite que o motor seja temporariamente desconectado das rodas.

Quando o motorista pressiona o pedal da embreagem, a conexão entre o motor e as rodas é interrompida, permitindo que continue funcionando sem movimentar o veículo.

Esse processo é realizado durante as trocas de marchas e ao iniciar o veículo a partir do repouso.

Controle de velocidade

A embreagem permite que o motorista controle a velocidade do veículo. Ao acionar a embreagem de forma parcial (meia embreagem), o motorista aumenta ou diminui a velocidade do veículo sem desligar o motor.

Essa prática é usada situações de tráfego lento ou ao subir colinas íngremes.

Trocas de marchas

A embreagem possibilita a troca de marchas. Durante a troca de marchas, o motorista pressiona o pedal da embreagem para desacoplar o motor das rodas, permite que a transmissão selecione uma marcha diferente e, em seguida, libera a embreagem para acoplar o motor à nova marcha.

Como funciona a embreagem?

Outra dúvida comum é sobre como funciona a embreagem! A embreagem é composta por vários componentes, incluindo o disco de embreagem, o platô e o volante do motor.

Assim, o funcionamento da embreagem pode ser resumido nos seguintes passos!

Quando o motorista pressiona o pedal da embreagem, uma mola de pressão no platô é desengatada. Logo, faz com que o disco de embreagem se separe do volante do motor.

Com o disco de embreagem desengatado, o motorista pode trocar de marchas ou parar o veículo sem desligar o motor. A transferência de potência do motor para as rodas é temporariamente interrompida.

Ao liberar gradualmente o pedal da embreagem, o motorista permite que o disco de embreagem se engate lentamente com o volante do motor. Esse processo é conhecido como “meia embreagem” e permite controlar a velocidade do veículo.

Ao liberar completamente o pedal da embreagem, o disco de embreagem se acopla totalmente ao volante do motor, permitindo que a potência do motor seja transmitida às rodas. O veículo começa a mover novamente.

Como saber se a embreagem está ruim?

Saber identificar sinais de que a embreagem com problemas servirá para evitar falhas mais graves e custosas no sistema.

Felizmente, alguns indicadores de que a embreagem são bem simples de serem identificados:

  • Pedal de embreagem afundado: Se o pedal da embreagem afundou de repente ou se tornou mais difícil de pressionar, indicará um problema no sistema.
  • Dificuldade na troca de marchas: Se você tem dificuldade em engatar as marchas ou rangem durante a troca, é um sinal de alerta.
  • Trepidação ao soltar a embreagem: Se sentir uma trepidação ao soltar gradualmente a embreagem.
  • Patinação: Se o motor gira, mas o veículo não responde ao acelerar, a embreagem está patinando, um indicativo de desgaste.
  • Cheiro de queimado: Um cheiro de queimado, semelhante a borracha queimada, ao usar a embreagem, sugerindo, assim, superaquecimento e desgaste excessivo.

O que fazer quando o pedal da embreagem afundou?

Quando o pedal da embreagem afunda ou fica difícil de pressionar, será preciso tomar medidas imediatas.

Esse processo é causado por vários problemas, como vazamentos de fluido ou problemas no sistema hidráulico.

Dessa forma, o procedimento recomendado inclui:

Verificação do nível de fluido

Verifique o nível de fluido do sistema de embreagem. Se estiver baixo, pode haver um vazamento. Se o nível estiver normal, o problema é interno.

Inspeção visual

Verifique visualmente se há vazamentos de fluido sob o veículo ou perto do cilindro mestre da embreagem.

Reboque para um mecânico

Se o pedal da embreagem afundou e você não consegue identificar a causa, é recomendável não tentar dirigir o veículo. Reboque-o para um mecânico para diagnóstico e reparo.

Quanto tempo demora para arrumar a embreagem?

O tempo necessário para consertar a embreagem dependerá, principalmente, da gravidade do problema e da disponibilidade de peças de reposição.

Reparos simples, como substituição do cilindro mestre ou do cabo da embreagem, são concluídos em algumas horas.

No entanto, se for necessário substituir o disco de embreagem ou outras partes importantes, o processo levará de um dia a vários dias, dependendo da complexidade do veículo e da disponibilidade de peças.

Disco de embreagem

O disco de embreagem é uma peça presente no sistema de embreagem de um veículo. É responsável por conectar o motor à transmissão e permite que o motorista engate e desengate a potência do motor das rodas.

O disco de embreagem é composto por um disco de metal com material de atrito em ambos os lados.

Quando o disco de embreagem desgasta, causará problemas como patinação, dificuldade na troca de marchas e perda de tração.

A substituição do disco de embreagem é um procedimento comum em oficinas e deve ser realizada por um mecânico, nunca faça isso em casa!

Kit de embreagem

Um kit de embreagem é um conjunto de componentes usados para a substituição completa do sistema de embreagem de um veículo.

Esse kit inclui três componentes principais:

Disco de embreagem

O disco de embreagem é a peça central que se conecta ao volante do motor e à transmissão. Possui material de atrito em ambos os lados e é responsável por transmitir a potência do motor para as rodas quando a embreagem está engatada.

Platô de embreagem

O platô é a peça que pressiona o disco de embreagem contra o volante do motor quando o pedal da embreagem é liberado. Controla o engate e desengate da embreagem.

Atuador hidráulico ou cabo de embreagem

Esse componente é responsável por transmitir o movimento do pedal da embreagem para o platô, liberando a pressão sobre o disco de embreagem.

A substituição do kit de embreagem é recomendada quando qualquer um desses componentes está desgastado ou danificado.

Como tirar o pé da embreagem corretamente?

Tirar o pé da embreagem corretamente servirá para evitar o desgaste prematuro da embreagem.

O processo correto envolve os seguintes passos:

  1. Antes de tirar o pé da embreagem, certifique-se de que o veículo está parado. Dessa forma, evita que o veículo avance inesperadamente.
  2. Se você estiver em uma marcha, coloque a alavanca de câmbio em ponto morto (neutro).
  3. Ao tirar o pé da embreagem, faça-o gradualmente, evitando movimentos bruscos, possibilitando, assim, que a embreagem se engate, reduzindo o desgaste.
  4. Evite deixar o pé apoiado na embreagem, mesmo quando não estiver trocando de marcha.

Como fazer meia embreagem?

A meia embreagem, também conhecida como “ponto de embreagem,” é uma técnica usada para controlar o movimento do veículo em situações específicas, como arrancadas em subidas.

O processo envolve os seguintes passos:

  • Pressione o pedal da embreagem: Inicialmente, pressione o pedal da embreagem até o fundo.
  • Engate a marcha: Selecione a marcha adequada para a situação (primeira marcha para arrancar, por exemplo).
  • Libere a embreagem: Ao tirar o pé da embreagem, faça-o gradualmente até sentir que a embreagem começa a engatar, mas ainda não está completamente liberada.
  • Acelere: Enquanto faz a meia embreagem, comece a acelerar, possibilitando que o veículo avance lentamente sem que o motor morra.

Como saber se a embreagem está patinando?

A embreagem patinando é um problema que ocorre quando o disco de embreagem não se agarra completamente ao volante do motor, resultando em uma perda de potência e dificuldade em mover o veículo.

Como consequência, alguns sinais de embreagem patinando incluem:

  • Aumento de rotações: O motor gira a altas rotações, mas o veículo não ganha velocidade proporcionalmente.
  • Dificuldade em trocar de marchas: Dificuldade em engatar marchas ou marchas que rangem durante a troca.
  • Perda de potência: O veículo perde potência, principalmente ao subir ladeiras.
  • Cheiro de queimado: Um cheiro de queimado, semelhante a borracha queimada.

Qual a melhor marca de embreagem?

A escolha da melhor marca de embreagem dependerá bastante do leitor. Afinal, existem várias marcas respeitadas no mercado de peças automotivas que fabricam embreagens de qualidade. Alguns exemplos de marcas conhecidas incluem LuK, Sachs, Valeo e Exedy.

Além disso, é aconselhável procurar por peças de reposição originais ou equivalentes.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o que é embreagem e como funciona?