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Volkswagen Gol G5 | Vale a pena? Vantagens e desvantagens

O Volkswagen Gol G5, lançado em 2008, marcou uma evolução na linha Gol, apresentando um design renovado e mais moderno, além de melhorias em desempenho e segurança.

Este modelo, que se estendeu até 2012, foi uma resposta da Volkswagen às crescentes demandas por veículos mais confortáveis no segmento de compactos. A ficha técnica dos principais modelos do Gol G5 revela muitos tipos de motores 1.0 e 1.6, oferecendo uma combinação equilibrada de economia de combustível e desempenho.

O Gol G5 também se destacou por introduzir inovações como a direção hidráulica e o ar-condicionado em mais versões, além de sistemas de segurança melhorados, como freios ABS e airbags frontais.

Uma curiosidade é que, apesar das atualizações, o Gol G5 manteve a essência como a economia, atributos que solidificaram a reputação do Gol como um dos carros mais vendidos no Brasil.

E, claro, no artigo de hoje, a Oficina Perto falará um pouco mais sobre o Gol G5, se vale a pena, ficha técnica, tabela Fipe e tudo o que precisa saber. Vem conosco.

GOL G5 2008

O Volkswagen Gol G5 2008 marcou o início de uma nova era para o popular hatchback da Volkswagen, introduzindo um design mais moderno e refinado. Com motorização 1.0 8V Flex, oferecia 72 cv com gasolina e 76 cv com álcool, entregando um torque de 9,7 kgf.m com gasolina e 10,6 kgf.m com álcool.

Este modelo alcançava uma velocidade máxima de 167 km/h com gasolina e 169 km/h com álcool, demonstrando bom consumo, com 14,1 km/l na cidade e 18,6 km/l na estrada com gasolina; e 9,6 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada com álcool.

Dotado de câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira, o Gol G5 2008 vinha com direção mecânica e suspensões que garantiam um equilíbrio entre conforto e estabilidade. A suspensão dianteira era do tipo McPherson, enquanto a traseira contava com um sistema interdependente com braços longitudinais. Seus freios a disco ventilado na frente asseguravam uma boa capacidade de frenagem.

Quanto às dimensões, o Gol G5 2008 apresentava 1.451 mm de altura, 1.656 mm de largura, e 3.899 mm de comprimento, com um tanque de combustível de 55 litros e porta-malas de 285 litros, acomodando confortavelmente até 5 ocupantes.

O preço médio inicial é de R$ 17.660, variando conforme a versão e os opcionais escolhidos.

GOL G5 2009

Em 2009, o Volkswagen Gol G5 continuou a oferecer o que havia de melhor no modelo anterior, com algumas atualizações e melhorias incrementais. A motorização permaneceu a mesma, 1.0 Flex, entregando a mesma potência e torque, mantendo as características de desempenho, com tempos de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos tanto para álcool quanto para gasolina, e mantendo o bom consumo de combustível.

A direção mecânica, junto com a suspensão dianteira tipo McPherson e a suspensão traseira tipo eixo de torção, garantiam uma condução estável e confortável. Os freios evoluíram para dois discos ventilados.

Em termos de dimensões, o Gol G5 2009 manteve a mesma estrutura do modelo 2008, com espaço interno otimizado para o conforto dos passageiros e capacidade do porta-malas. O preço médio de lançamento foi ajustado para cerca de R$ 19.216.

Ambos os modelos, 2008 e 2009, compartilhavam a reputação e confiabilidade, mas não estavam isentos de problemas. Questões comuns incluíam desgaste precoce de peças de suspensão, problemas no sistema de injeção em algumas unidades, e questões elétricas.

No entanto, a facilidade de manutenção e a ampla disponibilidade de peças contribuíram para a popularidade contínua do Gol G5 entre os consumidores brasileiros, mantendo-se como uma opção atrativa no mercado de usados.

GOL G5 2010

O Volkswagen Gol G5 de 2010 continuou a tradição de oferecer uma opção no segmento de compactos. Com um preço médio de partida em torno de R$ 20.532, este modelo se destacava pela sua relação custo-benefício, atendendo às necessidades de muitos tipos de consumidores.

Sua motorização 1.0 Flex entregava 72 cv com gasolina e 76 cv com álcool, com torque de 9,69 kgf.m e 10,61 kgf.m, respectivamente. Tanto na gasolina quanto no álcool, o Gol 2010 mantinha uma velocidade máxima de aproximadamente 167 km/h a 169 km/h e um tempo de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos.

A transmissão manual de cinco marchas e a tração dianteira eram padrões, assim como a direção mecânica que oferecia uma condução direta e responsiva. A suspensão dianteira tipo McPherson e a traseira tipo eixo de torção garantiam um equilíbrio entre conforto e estabilidade.

Em termos de dimensões, o Gol 2010 oferecia espaço suficiente para cinco ocupantes, com um porta-malas de 285 litros, ideal para o uso diário e viagens curtas.

GOL G5 2011

Avançando para o modelo de 2011, com um preço inicial em torno de R$ 19.971, o Gol G5 manteve a essência do modelo anterior, com algumas melhorias incrementais para manter sua competitividade no mercado.

A motorização permaneceu a mesma do ano anterior, oferecendo uma boa relação de desempenho e economia de combustível, com os mesmos níveis de potência e torque.

A configuração mecânica não sofreu grandes alterações, mantendo o câmbio manual de cinco marchas, a tração dianteira e a direção mecânica. As suspensões, tanto dianteira quanto traseira, continuaram a oferecer um bom compromisso entre conforto ao rodar e estabilidade, com a mesma configuração de freios à disco ventilados para uma parada segura.

As dimensões e a capacidade de acomodação também permaneceram inalteradas, assegurando que o Gol G5 2011 continuasse a ser uma escolha prática para famílias e indivíduos que buscam um carro compacto, mas espaçoso e versátil.

Os modelos Gol G5 2010 e 2011 apresentaram alguns problemas comuns. Entre estas, estão questões relacionadas ao sistema elétrico, vazamentos de óleo e desgaste precoce de componentes da suspensão.

Problemas no sistema de injeção também foram reportados, além de ruídos internos provenientes do acabamento. Justamente por isso salientamos a importância de realizar uma manutenção preventiva regular e estar atento à procedência e ao histórico do veículo para minimizar esses riscos.

GOL G5 2012

O Volkswagen Gol G5 de 2012 representa uma evolução significativa na linha Gol, oferecendo um pacote de melhorias em termos de desempenho, conforto e segurança. Com um preço médio de lançamento a partir de R$ 20.931, este modelo conseguiu manter o equilíbrio entre acessibilidade e recursos, tornando-se uma escolha popular entre os consumidores brasileiros.

A grande novidade do Gol G5 2012 foi a introdução de uma motorização 1.6 Flex mais potente, capaz de desenvolver 104 cv com álcool e 101 cv com gasolina. O torque máximo alcançado era de 15,6 kgf.m com álcool e 15,4 kgf.m com gasolina.

A velocidade máxima registrada era de 192 km/h com álcool e 190 km/h com gasolina, enquanto o tempo para atingir 100 km/h partindo do repouso era de 9,6 segundos com álcool.

Consumo de combustível

O Gol 2012 demonstrou um desempenho satisfatório em termos de economia de combustível, registrando um consumo de 8,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com álcool.

Equipado com um câmbio manual de 5 marchas e tração dianteira, o Gol G5 2012 oferecia uma experiência de condução dinâmica e controlada, ideal para o ambiente urbano e estradas.

A suspensão dianteira do tipo McPherson e a traseira tipo eixo de torção garantiam um equilíbrio de conforto, enquanto os freios a disco ventilados na frente proporcionavam uma frenagem mais segura.

Para pequenas famílias

O modelo mantinha dimensões compactas, com 1.464 mm de altura, 1.656 mm de largura e 3.899 mm de comprimento, oferecendo um espaço interno adequado para até cinco ocupantes. O porta-malas apresentava uma capacidade de 285 litros, suficiente para acomodar a bagagem de uma pequena família.

Apesar de suas qualidades, o Gol G5 2012 também tinha alguns problemas. Alguns dos principais pontos de atenção relatados por proprietários incluíam o desgaste precoce de componentes da suspensão, problemas no sistema elétrico e eventuais falhas no sistema de injeção.

Além disso, a qualidade do acabamento interno poderia apresentar ruídos com o uso prolongado.

Conclusão

Conforme visto neste artigo, o Volkswagen Gol G5, lançado em 2008, marcou uma evolução na linha, oferecendo design diferente e melhorias em desempenho e segurança.

Com motores 1.0 e 1.6, o Gol G5 equilibrou economia e performance, introduzindo inovações como direção hidráulica e airbags. Manteve a reputação de economia e confiabilidade, apesar de problemas como desgaste de peças e questões elétricas.

Em 2012, apresentou uma versão 1.6 mais potente. Com dimensões compactas e espaço interno adequado, tornou-se popular entre os brasileiros, principalmente pelos preços e tabela Fipe mais acessível.

E então, tem mais alguma dúvida sobre as vantagens e desvantagens do Gol G5?


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