como ver se a pastilha de freio está gasta moto pastilha de freio gasta faz barulho pastilha de freio gasta o que pode acontecer quantos km dura pastilha de freio quantos km dura pastilha de freio moto quanto tempo dura pastilha de freio hb20 indicador de desgaste pastilha de freio como saber se o disco de freio está ruim

Como saber se a pastilha de freio está gasta? Os 15 sinais

Como saber se a pastilha de freio está gasta? Você sabe identificar todos os sinais?

Saber identificar quando as pastilhas de freio de um veículo estão gastas é um dos primeiros passos para a segurança na condução.

Afinal, pastilhas de freio em bom estado servem para um sistema de frenagem ainda mais seguro.

Dessa forma, quando gastas, perdem a capacidade de criar atrito suficiente com os discos de freio, resultando em uma distância de frenagem aumentada e potencialmente colocando o motorista e outros usuários da via em risco.

Além disso, a substituição das pastilhas de freio previne danos mais sérios e custosos ao sistema de freio, como o desgaste dos discos de freio.

Pastilhas gastas levam, inclusive, a um contato metal-metal com os discos, causando riscos e danos que exigiriam uma substituição cara.

Justamente por isso, neste artigo, a Oficina Perto preparou um guia completo de como saber se a pastilha de freio está gasta. Vem conosco.

1. Ruídos agudos ao frear

Quando as pastilhas de freio estão próximas do fim da sua vida útil, é comum ouvir um ruído agudo ou um rangido ao acionar o freio. Esse som é gerado pelo contato entre o indicador de desgaste, uma pequena peça metálica presente em muitas pastilhas, e o disco de freio.

Esse ruído serve como um alerta audível de que as pastilhas precisam ser verificadas e, provavelmente, substituídas.

2. Redução da frenagem

Uma sensação de que o veículo não está freando da mesma forma de antes indica, inclusive, pastilhas desgastadas.

Esse processo ocorre porque a superfície de atrito, responsável por gerar a força necessária para reduzir a velocidade do veículo, está comprometida.

Esse sinal é perceptível em situações de frenagem mais intensa, onde a resposta do veículo parece mais lenta ou mais fraca que o habitual.

3. Vibração no pedal de freio

A vibração ou tremulação sentida no pedal de freio durante a frenagem é um sinal de pastilhas de freio gastas ou de discos de freio empenados.

Quando as pastilhas estão desgastadas de forma irregular ou quando os discos estão danificados, a pressão aplicada causa, inclusive, vibrações que são transmitidas através do sistema de frenagem até o pedal.

4. Pedal de freio mais macio que o usual

Um pedal de freio que se sente mais macio ou que afunda indica várias questões no sistema de frenagem, incluindo pastilhas desgastadas.

À medida que as pastilhas se desgastam, o sistema hidráulico do freio precisa compensar o espaço adicional, resultando, assim, em um pedal de freio que parece mais “fofo” ou menos responsivo.

5. Aumento da distância de frenagem

Se você perceber que seu veículo está levando mais tempo para parar do que o normal, é um forte de que as pastilhas de freio estão gastas.

A qualidade de frenagem reduzida significa que a distância necessária para parar o veículo aumenta, representando, assim, um risco significativo de segurança. Este sintoma é ainda mais perigoso em condições de condução de maior velocidade ou em emergências.

Conforme pode observar, cada um desses sinais é um indicativo de que as pastilhas de freio do seu veículo estão gastas e precisam de atenção.

Justamente por isso, ignorar esses sinais compromete a segurança do motorista e dos passageiros, além de que leva a danos mais sérios e custosos ao sistema de frenagem.

6. Alerta de desgaste no painel de instrumentos

Muitos veículos estão equipados com sistemas de monitoramento que incluem um alerta de desgaste das pastilhas de freio no painel de instrumentos.

Este alerta é acionado quando as pastilhas atingem um ponto de desgaste, indicando que é hora de uma inspeção e, possivelmente, a substituição das pastilhas.

O símbolo ou mensagem varia bastante de acordo com o fabricante e o modelo do veículo, aparecendo como um ícone de aviso ou uma mensagem textual relacionada aos freios.

Uma clara forma de como saber se a pastilha de freio está gasta!

7. Ruído constante mesmo sem acionar o freio

Um sinal de pastilhas de freio desgastadas é a emissão de um ruído constante, como um arrasto metálico ou um zumbido, mesmo quando o freio não está sendo acionado.

Esse ruído torna-se o resultado do contato da parte metálica da pastilha desgastada com o disco de freio, indicando que a camada de material de atrito já se esgotou.

Esse som constante é um alerta de que as pastilhas precisam ser substituídas imediatamente para evitar danos adicionais aos discos de freio.

8. Puxando para um lado ao frear

Se o veículo começar a puxar para um lado ao frear, indica um desgaste desigual das pastilhas de freio entre as rodas dianteiras ou traseiras.

Resumidamente, esse problema é causado por uma série de questões no sistema de frenagem, incluindo calipers de freio travado ou pistões, que resultam em aplicação desigual da pressão de frenagem.

Além de indicar pastilhas desgastadas, esse sinal aponta para a necessidade de manutenção de outros componentes do sistema de freio.

9. Cheiro de queimado durante a frenagem

Um cheiro forte de queimado durante ou após a frenagem acaba sendo um sinal de que as pastilhas de freio estão superaquecidas.

Embora uma certa quantidade de calor seja normal durante a frenagem, um cheiro de queimado indica que as pastilhas estão excessivamente desgastadas ou que o sistema de freio está sendo submetido a uma carga excessiva.

Assim, sinaliza a necessidade de verificar as pastilhas, como também pode indicar a necessidade de avaliar o estilo de condução ou as condições de operação do veículo.

10. Presença de poeira de freio

A acumulação de poeira de freio nas rodas é normal, mas uma quantidade excessiva representa um desgaste acelerado das pastilhas.

Basicamente, a poeira é gerada pelo desgaste do material das pastilhas contra os discos de freio. Como consequência, as pastilhas de baixa qualidade ou aquelas no fim da vida útil tendem a gerar mais poeira.

Se notar um acúmulo anormalmente alto de poeira nas rodas, principalmente se acompanhado por outros sinais de desgaste, deverá realizar uma inspeção das pastilhas.

11. Desgaste irregular das pastilhas de freio

O desgaste irregular das pastilhas de freio é um sinal de alerta que não deve ser ignorado. Esse fenômeno ocorre por vários motivos, como calipers de freio que não estão funcionando corretamente, problemas na suspensão ou no alinhamento das rodas, que podem forçar as pastilhas a se desgastarem de maneira desigual.

O desgaste irregular comprometerá, como consequência, o sistema de frenagem, resultando em frenagens menos efetivas e possivelmente inseguras.

Se notar que uma pastilha está mais desgastada do que outra, o primeiro passo é investigar e corrigir a causa subjacente, além de substituir as pastilhas de freio.

12. Espessura da pastilha abaixo do mínimo recomendado

As pastilhas de freio possuem uma espessura mínima de segurança recomendada pelo fabricante, que está sempre indicada no manual do veículo.

Quando a espessura da pastilha diminui abaixo desse limite, é hora de substituí-las. Afinal, continuar dirigindo com pastilhas abaixo da espessura mínima recomendada reduzirá a frenagem, aumentando, assim, o risco de danificar os discos de freio.

Uma inspeção visual ou o uso de uma ferramenta de medição ajudará, assim, a determinar se as pastilhas estão muito finas e precisam de substituição.

13. Sinais visíveis de danos nas pastilhas

Sinais visíveis de danos nas pastilhas de freio, como rachaduras, lascas ou a presença de material de fricção desgastado de maneira não uniforme, indicam que as pastilhas estão gastas e precisam ser substituídas.

Esses danos comprometem a capacidade das pastilhas de criar atrito com os discos de freio.

Deve-se, justamente por isso, inspecionar regularmente as pastilhas de freio em busca de tais danos e substituí-las conforme necessário para manter o bom funcionamento do sistema de frenagem.

Uma das principais formas de como saber se a pastilha de freio está gasta.

14. Sensação de pulsação ao acionar o freio

Uma sensação de pulsação no pedal do freio, principalmente em velocidades altas, indicará, assim, que as pastilhas de freio estão desgastadas ou que os discos de freio estão empenados.

Essa pulsação é sentida quando as pastilhas de freio fazem contato irregular com os discos de freio. Esse processo não apenas é desconfortável para o motorista: inclusive, afeta a capacidade de controle do veículo durante a frenagem.

Se experimentar essa sensação, faça uma verificação completa do sistema de frenagem com um especialista.

15. Maior esforço no pedal para frear

Se você perceber que precisa aplicar mais força no pedal de freio para conseguir a mesma resposta de frenagem de antes, é um forte sinal de pastilhas de freio desgastadas.

À medida que as pastilhas se desgastam, a forma com que podem gerar a fricção necessária para frear o veículo diminui, exigindo mais pressão no pedal.

Neste artigo, a Oficina Perto citou os 15 principais sinais de pastilha de freio desgastada.

Dessa forma, a observação atenta desses sinais te ajudará, como consequência, a identificar pastilhas de freio desgastadas antes que se tornem um problema de segurança.

A substituição oportuna das pastilhas de freio impactará diretamente para a manutenção do sistema de frenagem, assegurando, assim, segurança na condução.

E então, tem mais alguma dúvida ou dica de como saber se a pastilha de freio está gasta?