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Os 15 componentes e peças para motor do carro

Quais são os componentes e peças para motor do carro? O motor de um carro é composto por várias peças que trabalham em conjunto para converter combustível em movimento.

Entre as principais, destacam-se os pistões, que se movem para cima e para baixo nos cilindros, impulsionados pela combustão do combustível. Essa ação é convertida em movimento rotativo pelo virabrequim, para transmitir potência às rodas.

As válvulas de admissão e escape controlam a entrada de ar e combustível e a saída de gases de escape, respectivamente, enquanto a correia dentada ou a corrente sincroniza o movimento dos pistões com o das válvulas, garantindo o processo de combustão.

Outro componente é o cabeçote do motor, que sela o topo dos cilindros e abriga as válvulas, as velas de ignição e, em alguns casos, os injetores de combustível.

Também temos a junta do cabeçote, para manter a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor, prevenindo vazamentos de óleo e líquido de arrefecimento.

Vem com a Oficina Perto e confira nosso guia completo de todos os componentes e peças para motor do carro.

1. Pistões

Os pistões são peças cilíndricas que se movem para cima e para baixo dentro dos cilindros do motor. Desempenham impacto direto no ciclo de quatro tempos do motor — admissão, compressão, combustão e escape.

Durante a fase de combustão, os pistões são empurrados para baixo, convertendo a energia térmica do combustível queimado em energia mecânica. São feitos de materiais leves, mas resistentes, como o alumínio, para suportar altas temperaturas e pressões.

2. Bielas

As bielas conectam os pistões ao virabrequim. Transformam o movimento linear dos pistões em movimento rotativo. As bielas devem ser extremamente fortes para resistir às forças de compressão e tensão durante o ciclo do motor.

A durabilidade e a resistência à fadiga são essenciais para o desempenho das bielas, pois são submetidas a estresses significativos a cada rotação do motor.

3. Virabrequim

O virabrequim é o coração do sistema de movimento do motor. Localizado na base do motor, converte o movimento ascendente e descendente dos pistões, transmitido pelas bielas, em um movimento rotativo que, por fim, aciona as rodas do veículo.

O virabrequim é construído para ser extremamente resistente, forjado em aço, para suportar as forças poderosas geradas durante a combustão.

4. Válvulas de Admissão

As válvulas de admissão são responsáveis por permitir a entrada de ar (e, em alguns casos, uma mistura de ar e combustível) nos cilindros do motor.

Abrem-se no início do ciclo de admissão e fecham ao final para garantir que a mistura adequada esteja presente para a combustão. A precisão no tempo de abertura e fechamento das válvulas, impactando diretamente para o desempenho do motor, influenciando diretamente a potência do motor.

5. Válvulas de Escape

Após a combustão, é necessário expulsar os gases de escape do cilindro para dar espaço a uma nova carga de ar ou mistura ar-combustível. As válvulas de escape cumprem essa função.

Dessa forma, abrem-se no final do ciclo de combustão, permitindo que os gases de escape sejam expelidos para o coletor de escape e, posteriormente, para o sistema de exaustão do veículo.

Assim como as válvulas de admissão, o timing das válvulas de escape servirá para o funcionamento do motor.

6. Árvore de cames (ou comando de válvulas)

A árvore de cames, conhecida também como comando de válvulas, é um componente no motor de um carro responsável por controlar a abertura e fechamento das válvulas de admissão e de escape.

Localizada no topo do motor,  possui lóbulos (cames) que, ao girarem, pressionam as válvulas no momento certo, de acordo com o ciclo do motor. A precisão na atuação da árvore de cames influenciará diretamente a entrada de combustível e ar e a expulsão dos gases de escape.

Sua sincronização com o virabrequim é garantida pela correia dentada ou corrente de distribuição, assegurando que o processo de combustão ocorra de maneira otimizada.

7. Cabeçote do motor

O cabeçote do motor é a parte do motor que fecha os cilindros em sua parte superior, formando a câmara de combustão. Além de conter as válvulas de admissão e de escape, o cabeçote aloja as velas de ignição e, em alguns designs de motores, os injetores de combustível.

Feito de materiais resistentes ao calor e à pressão, como ligas de alumínio ou ferro fundido, é projetado para suportar as condições extremas da combustão interna. Também é nele que são fixados componentes importantes como a árvore de cames e o coletor de admissão e escape.

8. Junta do cabeçote

A junta do cabeçote é uma peça que sela a união entre o cabeçote e o bloco do motor, assegurando, assim, a vedação da câmara de combustão, bem como a separação entre os canais de óleo e de refrigeração.

Esse componente evita vazamentos de óleo, água e gases de combustão. Fabricada em materiais resistentes a altas temperaturas e pressões, a junta do cabeçote deve evitar problemas graves no motor, como o superaquecimento e a perda de funcionamento.

9. Bloco do motor

O bloco do motor é a estrutura sobre a qual praticamente todos os componentes do motor são montados. Geralmente fabricado em ferro fundido ou alumínio, o bloco contém os cilindros onde os pistões se movem, além de canais para a circulação de óleo e líquido de arrefecimento.

O design e a resistência do bloco do motor atuam diretamente para a durabilidade e o desempenho geral do motor, pois deve suportar os esforços mecânicos e térmicos gerados durante a operação do motor.

10. Coletor de admissão

O coletor de admissão é responsável por distribuir o ar (ou a mistura ar-combustível, em sistemas de injeção no coletor) de maneira uniforme para os cilindros do motor.

Basicamente, a produtividade do coletor de admissão impacta diretamente no desempenho do motor, uma vez que uma distribuição desigual resultará em combustão ineficiente e, consequentemente, perda de potência.

Os coletores são projetados para otimizar o fluxo de ar, sendo feitos de materiais como alumínio, para reduzir o peso e ajudar na dissipação de calor.

11. Coletor de escape

O coletor de escape é uma peça presente no sistema de exaustão de um veículo, desenhado para coletar os gases resultantes da combustão dos cilindros e conduzi-los para fora do motor através do sistema de exaustão.

Está diretamente conectado ao cabeçote do motor, onde cada tubo do coletor se alinha com uma válvula de escape de um cilindro específico.

Como consequência, a produtividade do coletor de escape servirá, assim, para o desempenho do motor, pois um fluxo de saída de gases otimizado pode reduzir a contrapressão, permitindo que o motor “respire” melhor e, consequentemente, aumente a potência e melhore o consumo do combustível.

12. Bomba de óleo

A bomba de óleo é a base do sistema de lubrificação do motor, garantindo que o óleo seja pressurizado e circulado por todas as partes móveis do motor, como o virabrequim, as bielas, os pistões e os componentes do cabeçote.

A lubrificação reduz o atrito e o desgaste. Uma bomba de óleo defeituosa ocasiona, deste modo, a uma lubrificação inadequada, causando sérios danos ao motor devido ao aumento do atrito e do calor.

13. Bomba d’água

A bomba d’água é uma componente chave no sistema de arrefecimento de um motor.

Basicamente, circula o líquido de arrefecimento (água e anticongelante) pelo motor e pelo radiador, ajudando a manter a temperatura operacional ideal do motor.

Operando normalmente acionada pela correia dentada ou por uma correia auxiliar, a bomba d’água garante que o calor gerado pela combustão e pelo atrito seja  dissipado, prevenindo o superaquecimento do motor.

Uma falha na bomba d’água resulta, assim, em superaquecimento rápido, causando ainda mais danos ao motor do carro.

14. Correia dentada ou corrente de distribuição

A correia dentada / corrente de distribuição sincroniza o movimento do virabrequim com o da árvore de cames (comando de válvulas), fazendo com que as válvulas de admissão e escape abram e fechem no momento correto durante o ciclo do motor.

A correia dentada, feita de um material de borracha reforçada, requer substituição periódica conforme recomendado pelo fabricante.

A corrente de distribuição, embora mais durável, exigirá verificação e ajuste. A falha em manter a correia ou a corrente trará pistões danificados.

15. Cárter

O cárter é a parte inferior do motor, atuando como um reservatório para o óleo de motor. Resumidamente, coleta o óleo que escorre das diversas partes do motor após a lubrificação, permitindo que a bomba de óleo o recircule.

Além de armazenar o óleo, contribui para a dissipação de calor e ajuda a proteger as partes internas do motor contra detritos e danos externos.

O cárter é projetado para manter um volume adequado de óleo, fazendo com que o motor tenha sempre uma lubrificação melhor durante a operação.

E então, conhece mais alguma peça e componentes do motor do carro que não citamos? Comente conosco.

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