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Quando trocar as pastilhas de freio? Dicas para proprietários

Quando trocar as pastilhas de freio? Quais são os sinais de pastilha de freio gasta?

Saber quando trocar as pastilhas de freio é muito importante para a segurança dos proprietários de veículos e demais usuários da via. Afinal, pastilhas de freio em bom estado asseguram uma frenagem a fim de prevenir acidentes.

No entanto, à medida que as pastilhas se desgastam, sua capacidade de criar atrito suficiente para parar o veículo diminui, aumentando a distância de frenagem e potencialmente colocando em risco a vida dos ocupantes e de outros no trânsito.

Além da segurança, trocar as pastilhas de freio no momento certo é benéfico financeiros. Evitam-se danos mais sérios e custosos ao sistema de frenagem, como o desgaste dos discos de freio, que requerem substituição mais cara se danificados.

E, claro, para quem deseja saber quando trocar as pastilhas de freio, vem com a Oficina Perto e confira o guia completo que preparamos.

Como saber se as pastilhas de freio estão gastas?

Resumidamente, identificar pastilhas de freio desgastadas servirá para manter a segurança do sistema de frenagem do seu veículo.

No entanto, existem vários sinais indicativos:

  • Ruídos ao frear: Um dos primeiros sinais é o ruído agudo ou rangido ao frear, que indica que as pastilhas estão quase no fim da sua vida útil.
  • Verificação visual: Outra maneira é a inspeção visual; a espessura da pastilha de freio não deve ser inferior a 1/4 de polegada.
  • Alerta no painel de instrumentos: Alguns carros possuem um indicador no painel que acende quando as pastilhas precisam ser substituídas.
  • Desempenho de frenagem reduzido: Se você notar que o carro não está respondendo prontamente ao freio ou se o pedal do freio está mais macio.

Será que você está observando alguns desses sinais de quando trocar as pastilhas de freio?

Qual a vida útil da pastilha de freio?

A vida útil das pastilhas de freio dependerá de pontos como estilo de condução e o tipo de veículo. Podemos dizer que as pastilhas de freio duram entre 30.000 e 70.000 quilômetros.

Condutores que dirigem predominantemente em áreas urbanas com muitas paradas e partidas precisam substituir as pastilhas com mais frequência do que aqueles que dirigem mais em rodovias.

Além disso, veículos mais pesados também terão uma vida útil de pastilha de freio reduzida.

O que acontece se não trocar a pastilha de freio do carro?

Não substituir as pastilhas de freio desgastadas levará a várias consequências negativas. Mas, quais são elas?

1. Redução da frenagem

Pastilhas gastas comprometem a capacidade do veículo de parar, aumentando o risco de acidentes.

2. Danos aos discos de freio

Pastilhas excessivamente desgastadas danificam os discos de freio, levando a reparos mais caros.

Quando o material de atrito se esgota, o metal da base da pastilha pode entrar em contato direto com o disco, causando riscos e sulcos.

3. Aumento do risco de acidentes

A incapacidade de parar o carro rapidamente em uma emergência aumenta o risco de colisões.

4. Custos de reparo maiores

Além de substituir as pastilhas de freio, você pode ter que arcar com custos adicionais para reparar ou substituir discos de freio danificados e outros componentes do sistema de frenagem.

5. Manutenção

Basicamente, conforme pode observar, a manutenção regular das pastilhas de freio servirá para a segurança veicular.

Dessa forma, identificar e substituir pastilhas de freio desgastadas melhora a frenagem, além de que previne danos a outros componentes do sistema de frenagem e, mais importante, ajuda a evitar acidentes.

Os proprietários de veículos precisam ser atentos aos sinais de desgaste das pastilhas, agindo prontamente para substituí-las quando necessário, seguindo as recomendações do fabricante ou de um profissional.

Como saber se o disco de freio está gasto?

Saber como identificar discos de freio gastos é um dos primeiros passos para a manutenção do sistema de frenagem e para a segurança geral do veículo.

Portanto, alguns sinais indicam que os discos de freio estão precisando de substituição ou reparo:

  1. Vibração no pedal de freio: Uma sensação de vibração ou trepidação ao acionar o freio indica discos de freio empenados.
  2. Ruídos durante a frenagem: Ruídos agudos ou rangidos, além dos produzidos por pastilhas de freio gastas, também são causados por discos desgastados.
  3. Inspeção visual: Verifique a superfície dos discos de freio em busca de ranhuras profundas, riscos ou áreas com desgaste irregular. Discos com essas características precisam ser substituídos.
  4. Espessura do disco: Cada disco de freio tem uma espessura mínima especificada pelo fabricante. Se um disco estiver abaixo dessa medida, dê a devida atenção.

Qual o valor da mão de obra para trocar pastilha de freio?

O valor atual cobrado pelos mecânicos está indo de R$ 50 a R$ 200 por eixo,. Apesar disso, deve-se sempre solicitar novos orçamentos, pois alguns lugares podem cobrar mais, enquanto outros são mais em conta.

Ah, e claro, vale sempre dizer aqui que o custo da mão de obra para trocar as pastilhas de freio dependerá da localização, do tipo de veículo e da oficina ou concessionária escolhida para o serviço.

Qual o valor para trocar as pastilhas de freio?

O custo total para trocar as pastilhas de freio inclui o preço das pastilhas e a mão de obra. Entenda agora mesmo qual é a média.

Para carros de passeio comuns, o custo das pastilhas está indo de R$ 80 a R$ 300 por eixo. Quando somado à mão de obra, o valor total está entre R$ 130 a R$ 500 por eixo.

Qual o valor de uma pastilha de freio?

O preço de uma pastilha de freio dependerá da marca, modelo do veículo, e qualidade do material. Para a maioria dos carros de passeio, o preço está indo de R$ 80 a R$ 300 por conjunto de pastilhas para um eixo.

Veículos de luxo terão pastilhas com custo um pouco mais alto, podendo chegar a mais de R$ 600 por conjunto.

Deve-se, portanto, escolher pastilhas que ofereçam um bom equilíbrio entre desempenho, durabilidade e preço, sempre seguindo as especificações do fabricante do veículo.

Qual a espessura mínima da pastilha de freio?

A espessura mínima recomendada para a pastilha de freio muda bastante entre fabricantes e modelos de veículos. Apesar disso, a regra geral é que as pastilhas devem ser substituídas quando atingem uma espessura de aproximadamente 3 mm.

Alguns veículos, entretanto, apresentam especificações diferentes, por isso é importante consultar o manual do proprietário ou um mecânico profissional para obter a medida exata para seu carro.

Conduzir com pastilhas abaixo da espessura mínima compromete a segurança, devido à redução da frenagem, além de causar danos aos discos de freio, resultando em custos de reparo ainda mais elevados.

O que causa desgaste da pastilha de freio?

Dizemos sempre que vários fatores contribuem para o desgaste das pastilhas de freio. No entanto, os principais deles são:

  1. Estilo de condução: Frenagens frequentes e bruscas, principalmente em altas velocidades, aceleram o desgaste das pastilhas.
  2. Condições de tráfego: Dirigir em áreas urbanas com tráfego intenso, onde o uso contínuo do freio é necessário, levando a um desgaste mais rápido.
  3. Peso do veículo: Veículos mais pesados ou aqueles que carregam cargas pesadas exigem mais do sistema de frenagem, aumentando o desgaste das pastilhas.
  4. Qualidade das pastilhas: Pastilhas de freio de baixa qualidade ou não adequadas para o tipo de veículo ou estilo de condução.
  5. Condições da estrada: Conduzir em estradas montanhosas ou declives acentuados onde o uso frequente de freios é necessário.

Quando o freio do carro faz barulho?

O barulho nos freios do carro ocorre em várias situações, indicando diferentes condições do sistema de frenagem.

Você saberia dizer quais são elas?

Pastilhas desgastadas

O sinal mais comum é o ruído agudo ou rangido produzido pelo indicador de desgaste das pastilhas de freio, que raspa contra o disco de freio quando a pastilha está quase no fim da sua vida útil.

Presença de detritos

Às vezes, pedras ou outros detritos presos entre a pastilha e o disco causam ruídos ao frear.

Discos de freio danificados

Discos empenados ou com superfície irregular também produzem ruídos, principalmente se acompanhados de vibração.

Falta de lubrificação

Componentes do freio que não estão adequadamente lubrificados geram ruídos durante a frenagem.

Corrosão ou ferrugem

Em alguns casos, a corrosão na superfície do disco de freio após períodos prolongados sem uso causa ruídos até que a ferrugem seja removida pelo uso normal dos freios.

Ouvir ruídos ao frear é um forte indicativo de que o sistema de frenagem precisa ser inspecionado.

Embora alguns ruídos possam ser normais em certas condições, sinalizam frequentemente a necessidade de manutenção ou reparos para certificar a segurança do veículo.

Consequentemente, ignorar esses sinais levará a problemas mais graves, comprometendo os freios e, potencialmente, a segurança dos ocupantes do veículo e de outros usuários da estrada.

E então, tem mais alguma dúvida de quando trocar as pastilhas de freio? Comente conosco!